Porto Mosquito: Associação Lantuna lança novo projecto no final do mês

Inicio | Ambiente
Porto Mosquito: Associação Lantuna lança novo projecto no final do mês
17/09/25 - 02:19 pm

Cidade da Praia, 17 Set (Inforpress) – A Associação Lantuna lança, no próximo dia 25 deste mês, o projecto “nosso património e nossa riqueza”, em Porto Mosquito, na Ribeira Grande de Santiago, para realçar a conservação de património natural e impulsionar o turismo.

O anúncio foi feito hoje pela directora-executiva da Associação Lantuna, Ana Veiga, em entrevista à Inforpress.

Segundo informou, neste projecto, em parceria com a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCLA), está inserido um conjunto de iniciativas que incluem uma mega campanha de plantação de árvores, juntamente com a população local, e capacitação de mulheres na área de empreendedorismo através de costura e criação de pequenos negócios.

Estimular a criação de produtos artesanais “made in Porto Mosquito”, acções de sensibilização sobre tratamento dos lixos e campanhas de limpeza para melhorar a situação actual no que toca ao saneamento local são outras iniciativas que constam neste projecto com objectivo de atrair mais visitantes. 

Ana Veiga disse acreditar que este projecto irá promover algumas mudanças nesta localidade, garantindo que após a conclusão desta iniciativa, a associação vai continuar com as actividades juntamente com novos parceiros.

Avançou que esta associação ambiental já promoveu várias actividades para apoiar a comunidade e com vários ganhos, mas que ainda persistem alguns desafios, sobretudo a nível da mudança da mentalidade no comportamento das pessoas quanto à captura das espécies marinhas protegidas.

Neste quesito, fez saber que muitas espécies protegidas como, tartarugas marinhas, golfinhos e alguns tubarões estão ainda a ser capturadas mesmo após várias campanhas de sensibilização da população nesta zona piscatória.

A questão do tratamento e recolha do lixo e perda da população jovem local para a emigração é outro desafio apontado por Ana Veiga.

A directora-executiva da Associação Lantuna adiantou que o projecto tem a duração de cinco meses e está previsto para terminar em Janeiro de 2026, com a possibilidade de estender por mais meses de acordo com as necessidades.

O projecto será financiado pela UCLA em parceria com URB-África entre outros parceiros.

DG/HF

Inforpress/Fim

Partilhar