
Cidade da Praia, 20 Nov (Inforpress) - O primeiro-ministro reiterou hoje as medidas de qualificação, apoio ao ensino, empreendedorismo e acesso à habitação destinadas a reforçar oportunidades para os jovens, na abertura do Fórum Nacional da Juventude 2025, que decorre na Cidade da Praia.
Ulisses Correia e Silva afirmou que apenas 23 por cento (%) dos jovens têm ensino superior e defendeu a necessidade de elevar esse número para valores acima de 25%.
Neste sentido, reiterou o anúncio de mais 500 bolsas para o ano lectivo 2025/2026.
O chefe do Governo destacou também as dificuldades enfrentadas pelos estudantes deslocados, nomeadamente alojamento, alimentação e aquisição de livros e explicou que o Governo criou uma iniciativa de trabalho remunerado, flexível e adaptada ao horário académico, para reforço do rendimento.
“Temos muitos jovens que estudam com bolsas, mas o valor não é suficiente (…) esta iniciativa permitirá um acréscimo de rendimentos para os jovens”, acrescentou.
Ulisses Correia e Silva apresentou igualmente medidas ligadas às residências universitárias e à formação profissional ao longo da vida.
Referiu que os licenciados podem ampliar competências com cursos específicos, por exemplo, em áreas digitais e línguas, aumentando assim o leque de oportunidades e sublinhou que a qualificação profissional é inclusiva, com acesso para jovens de baixos rendimentos através da isenção de propinas.
Apontou que estes percursos podem conduzir tanto ao emprego como ao empreendedorismo.
O chefe do executivo abordou o ecossistema de apoio criado para jovens empreendedores, que inclui assistência técnica, financiamento com bonificação de juros, garantias e benefícios fiscais.
Lembrou que vários jovens já criaram empresas e postos de trabalho graças a estas condições.
Enumerou oportunidades na economia digital, desde comércio electrónico à programação e exportação de serviços, com empresas instaladas no Parque Tecnológico da Praia e no de São Vicente.
A economia azul, a agropecuária e os serviços de apoio à produção agrícola, mencionou, são áreas onde os jovens têm criado negócios.
Na área do desporto, considerou que os resultados das selecções nacionais em modalidades como futebol, basquetebol e andebol representam exemplos de superação e atitude.
O primeiro-ministro relacionou esses sucessos com políticas que reforçam a formação desportiva e com a presença da diáspora.
“Pouca gente acreditava que chegaríamos a mundiais, mas hoje é uma realidade”, disse, frisando que o desporto mostra que a atitude de ultrapassar dificuldades faz diferença.
Sobre a habitação jovem, o governante referiu-se ao aumento da bonificação da taxa de juro de 2 para 5,5% e a introdução de uma garantia pública de 15% para responder à exigência dos bancos na entrada, indicando que as medidas reduzem encargos e facilitam o acesso ao crédito.
O chefe do Governo aproveitou o momento para alertou para o impacto da avalanche de informação nas redes sociais e exigiu leitura crítica face a conteúdos falsos, manipulados ou que provoquem comportamentos de risco entre os jovens.
O Fórum Nacional da Juventude 2025, que estava inicialmente previsto para acontecer na ilha da Boa Vista, arrancou hoje na Cidade da Praia, segundo o Instituto do Desporto e da Juventude, por “motivos logísticos” relacionados com a época alta do turismo naquela ilha.
O evento, que conta com a participação de mais de 200 jovens de todas as ilhas, inclui “workshops” temáticos, sessões dinâmicas e visitas a centros de formação profissional.
KF/SR//ZS
Inforpress/Fim
Partilhar