
Cidade da Praia, 16 Dez (Inforpress) – A Polícia Nacional iniciou esta segunda-feira, 15, o Plano Operacional "Natal e Fim do Ano em Segurança", com reforço de fiscalização e de ordem pública em Santiago Sul e Maio, até 05 de Janeiro de 2026.
O comandante Regional de Santiago Sul e Maio da Polícia Nacional, José Luís Pereira, afirmou hoje que o plano especial de segurança para o período festivo visa garantir um ambiente de ordem e tranquilidade à população, através do reforço do patrulhamento e de operações preventivas em toda a região.
Segundo aquele responsável, a operação que marcou o arranque do plano foi realizada, esta segunda-feira, 15, entre as 15:00 e as 19:00, abrangendo os concelhos da Cidade da Praia, Ribeira Grande de Santiago, São Domingos e a ilha do Maio.
A intervenção incidiu sobre três eixos principais, designadamente segurança rodoviária, fiscalização comercial e ordem pública.
Pereira afirmou que no domínio da segurança rodoviária, foram fiscalizados 384 veículos, entre particulares, de serviço público e do Estado, tendo sido aplicadas 29 coimas, no valor global de 340 mil escudos, e apreendidos 40 documentos por diversas infracções.
Em matéria de fiscalização comercial, a PN inspeccionou 67 estabelecimentos, dos quais quatro apresentaram irregularidades.
Foram apreendidos produtos fora do prazo de validade, levantados quatro autos de notícia, advertidos quatro estabelecimentos e notificados 19 para comparecerem junto das autoridades para esclarecimentos.
A nível da ordem pública, foram abordados 459 indivíduos na via pública, com 318 revistas de segurança, sendo que destas acções resultou a condução de 19 cidadãos às unidades policiais para efeitos de identificação, bem como a apreensão de 10 armas brancas e sete porções de substâncias suspeitas de serem estupefacientes.
De acordo com José Luís Pereira, as acções de fiscalização e controlo serão intensificadas ao longo do quadro festivo, “com foco na condução sob efeito de álcool, condução sem habilitação legal, controlo de ciclomotores em acrobacias, uso do telemóvel durante a condução, incumprimento do uso do cinto de segurança e verificação documental de viaturas”.
O plano contempla ainda o reforço da fiscalização aos “horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais”,sobretudo os de diversão nocturna, visando o “controlo da poluição sonora”, a prevenção de distúrbios da ordem pública e a restrição da entrada e permanência de menores em locais de venda de bebidas alcoólicas.
A PN prevê igualmente o reforço do patrulhamento nas zonas de maior incidência criminal, acções de abordagem e identificação de suspeitos, controlo de pontos sensíveis e maior visibilidade policial em áreas residenciais e locais de maior circulação de pessoas.
Para a materialização do plano estão mobilizados “cerca de quatro centenas de efectivos” do Comando Regional de Santiago Sul e Maio. Contam com o apoio de outras valências da Polícia Nacional, nomeadamente a Direcção Central de Investigação Criminal, o Comando das Unidades Especiais, a Polícia Marítima, a Guarda Fiscal e os Serviços da DEF, bem como a colaboração de instituições públicas parceiras.
O comandante regional apelou ainda à colaboração da população, recomendando comportamentos “responsáveis durante a quadra festiva” e o contacto imediato com a polícia sempre que ocorram situações suspeitas.
CG/SR//ZS
Inforpress/Fim
Partilhar