Cidade da Praia, 05 Out (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, destacou, no sábado, em Madrid, o "contributo inestimável" da diáspora cabo-verdiana residente em Espanha para o desenvolvimento nacional, reafirmando o compromisso do Governo em fortalecer os laços com as comunidades emigradas.
O encontro com a diáspora aconteceu na capital espanhola no âmbito da visita oficial que Ulisses Correia e Silva realiza a Espanha de 03 a 08 de Outubro, e que culminará com a sua participação na Cimeira Global da Parceria para um Governo Aberto 2025 (OGP), em Bilbau, no dia 07.
O chefe do Governo, conforme publicação divulgada na sua página oficial de Facebook, fez questão de sublinhar o papel dos cabo-verdianos no estrangeiro, que elevam o nome do arquipélago nas mais diversas áreas, nomeadamente no desporto, na medicina, na ciência, nos negócios e na cultura.
Ulisses Correia e Silva reafirmou a importância das comunidades emigradas na construção de um Cabo Verde “cada vez mais próspero e inclusivo”, e o compromisso contínuo do Governo em fortalecer a ligação entre o país e a diáspora.
O primeiro-ministro abordou também as medidas em curso para facilitar o acesso à documentação e aos serviços consulares, bem como o processo de atribuição de nacionalidade às novas gerações, como forma de promover uma maior integração e aproximação dos cabo-verdianos espalhados pelo mundo.
O encontro, descrito como um momento de grande partilha e proximidade, permitiu ao chefe do Governo ouvir directamente as preocupações, desafios e sugestões dos emigrantes, reforçando o diálogo e a cooperação com as comunidades no exterior.
Ulisses Correia e Silva concluiu a sua intervenção lembrando que a diáspora é parte essencial da nação cabo-verdiana, afirmando que “Cabo Verde reconhece, valoriza e quer continuar a fortalecer esta ligação que nos une para sempre”.
AV/CP
Inforpress/Fim
Partilhar