Cidade da Praia, 21 Ago (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, sublinhou hoje a necessidade de transformar os “abundantes recursos naturais” de África em valor económico, social e climático, com vista a reduzir a pobreza, criar empregos e melhorar a qualidade de vida.
O chefe do Governo referiu-se, ainda, aos défices de produção de eletricidade, de água e de aproveitamento dos recursos marinhos como fatores que condicionam o desenvolvimento, apesar da riqueza existente no continente.
Correia e Silva fez essas considerações durante a sua intervenção na 9ª Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD9), a decorrer em Yokohama, Japão.
Destacou o exemplo de Cabo Verde, que tem apostado nas energias renováveis, na dessalinização e reutilização da água para a agricultura, bem como na economia azul, com investimentos no turismo, pesca, aquacultura, transhipment e biotecnologia azul.
A conferência, que este ano tem como lema "Fortalecimento das Parcerias para o Desenvolvimento Sustentável do Continente Africano", visa reforçar a cooperação entre o Japão e os países africanos em áreas-chave.
LC/CP
Inforpress/Fim
Partilhar