Plano de Retoma em Cabo Verde chega ao fim 31 de Dezembro com resultados positivos - Governo

Inicio | Economia
Plano de Retoma em Cabo Verde chega ao fim 31 de Dezembro com resultados positivos - Governo
13/12/24 - 04:40 pm

Cidade da Praia, 13 Dez (Inforpress) - O Governo de Cabo Verde anunciou hoje, na Praia, que o Plano de Retoma, criado para mitigar os impactos da pandemia de Covid-19 nas micro, pequenas e médias empresas, será concluído a 31 de Dezembro, com resultados positivos.

As informações foram avançadas à imprensa pela secretária de Estado do Fomento Empresarial, Adalgisa Vaz, no final da reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento do Sector Financeiro (CNDSF).

Durante o encontro, foram abordados temas como a Moeda Digital e a Modernização do Sistema de Pagamentos, pelo Banco de Cabo Verde (BCV), além das reformas no mercado de valores mobiliários e a apresentação do MasterPlan do Mercado de Capitais pela Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC).

Adalgisa Vaz explicou que o Plano de Retoma, que esteve em vigor por dois anos, foi prorrogado por mais um ano devido à necessidade de apoio à recuperação das empresas afectadas pela pandemia.

A secretária de Estado destacou que, com a economia do país agora a crescer a seu nível potencial, é necessário adoptar novas medidas para impulsionar o crescimento económico. Ela acrescentou que os objectivos do plano foram amplamente cumpridos, com uma taxa de realização de 80%.

"Com o apoio do Governo e das instituições financeiras, o pacote de créditos inicialmente previsto foi ampliado de 5 para 6 milhões de contos, permitindo que cerca de 500 empresas se beneficiassem de financiamentos a uma taxa de 3,5% ao ano, com garantia de 50% do programa", afirmou a secretária de Estado.

Ela também destacou que a taxa de incumprimento dos créditos concedidos foi de apenas 1,5%, o que reflecte a qualidade da carteira de crédito, especialmente em um contexto tão desafiante para as micro, pequenas e médias empresas.

Adalgisa Vaz ressaltou ainda o papel da ProGarante, que intermediou as operações de crédito e ofereceu condições facilitadas para as empresas enfrentarem os efeitos da crise sanitária.

Com a conclusão do Plano de Retoma, a ProGarante passará a aplicar seu processo normal a partir de Janeiro de 2025, mas continuará a receber e analisar processos até o final deste ano, conforme disse a secretária de Estado.

Quanto à moeda digital, Adalgisa Vaz fez saber que o BCV já deu o primeiro passo, estando na fase de preparação, de consulta e de acompanhamento do lançamento da moeda digital a nível internacional.

O CNDSF é um órgão de coordenação da acção dos agentes públicos em matéria de promoção do desenvolvimento do sector financeiro nacional, ao qual compete promover o debate, a socialização e a avaliação das propostas do Governo que versem sobre o desenvolvimento do sector financeiro ou de actividades com ela relacionadas.

TC/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar