Porto Novo, 26 Fev (Inforpress) – O presidente da Associação Luz Viva em Lagoa do Planalto Leste, Santo Antão, Alberto Silva, disse hoje que muitas famílias nessa localidade precisam de apoios das autoridades municipais na recuperação das suas casas, cujos tectos ameaçam cair.
Apesar das intervenções feitas nos últimos anos, que abarcaram cerca de duas dezenas de famílias, ainda existem várias casas que precisam ser recuperadas em Lagoa do Planalto Leste para a segurança das famílias que nelas vivem, explicou o líder associativo.
Na reabilitação de casas, a associação Luz Viva tem contado com a parceria das câmaras municipais do Porto Novo e da Ribeira Grande, conforme este responsável, que se regozijou com a entrega de casas de banho por parte da autarquia porto-novense a famílias vulneráveis no Planalto Leste.
No caso do Porto Novo, a edilidade pretende para este ano de 2024 investir cerca de 24 mil contos com implementação de três programas habitacionais.
No âmbito dos programas de requalificação, reabilitação e acessibilidade (PRRA) e do Renegação do Habitat (PRH), ambos financiados pelo Governo, a edilidade espera investir quase 14 mil contos na recuperação de casas degradadas.
Com recursos próprios, a câmara municipal pretende dar continuidade ao programa “Isdob compô bô casa” (ajude-te a arranjar a sua casa), com um investimento de dez mil contos.
O perfil habitacional do Porto Novo diz que mais de três mil casas neste concelho estão em condições “muito degradadas”, com tectos prestes a ruir, pondo em risco a vida das pessoas.
JM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar