Planalto Leste: Agricultores esperam amenizar efeitos do mau ano agrícola com produção de feijões em algumas zonas

Inicio | Economia
Planalto Leste: Agricultores esperam amenizar efeitos do mau ano agrícola com produção de feijões em algumas zonas
05/11/25 - 09:12 am

Porto Novo, 05 Nov (Inforpress) – Os efeitos do mau ano agrícola em algumas localidades do Planalto Leste, Santo Antão, como o Lombo Figueira, Ribeirão Fundo e Águas das Caldeiras, podem ser amenizados com alguma produção de feijões, admitem os agricultores.

Abordados pela Inforpress, os agricultores reconhecem a nula produção do milho, mas acreditam que ainda podem conseguir alguma produção de feijões, a avaliar pelo aspecto das culturas.

As plantações de feijões nessas zonas apresentam um aspecto mais animador, razão pela qual os camponeses acreditam nalguma produção, o que já não acontece em relação ao milho, cujo cultivo está perdido por falta de chuva.

Josefa Sousa, um dos agricultores em Lombo Figueira, disse à Inforpress que é possível que, nos próximos tempos, se possa conseguir alguma produção de feijões, a avaliar pelo aspecto das plantações.

Na parte mais árida do Planalto Norte, mais exactamente em Companhia, Lagoa, Espadaná e arredores, o mau ano agrícola já é um dado adquirido, segundo o porta-voz dos camponeses, Domingos Morais.

A Inforpress constatou que existe, nesta altura, duas realidades no Planalto Leste, com a situação mais complicada nas zonas mais áridas (Lagoa, Companhia, Espadaná) onde os efeitos do mau agrícola já se fazem sentir no seio da população.

Alberto Silva, agricultor e presidente da Associação comunitária Luz Viva, de Lagoa do Planalto Leste, avançou à Inforpress que “está tudo perdido” em termos de ano agrícola e que o Governo deveria já pensar em apoiar as famílias em maiores dificuldades.

Em relação à pecuária, ainda há algum pasto nas proximidades da floresta, mas nada que deixe tranquilos os criadores de gado, avançou este responsável. 

JM/AA

Inforpress/Fim 

Partilhar