Achada Igreja, 04 Abr (Inforpress) – O deputado José Eduardo Moreno, eleito pelo eleito Círculo Eleitoral de Santiago Norte, considerou hoje que o município de São Salvador do Mundo encontra-se em grande pela quantidade de obras em andamento e a um bom ritmo.
Este deputado nacional fez esta consideração em declarações à imprensa, no final de uma visita que o grupo de deputados do Movimento para Democracia (MpD) eleitos pelo Círculo Eleitoral de Santiago Norte realizou hoje ao município, tendo como objectivo central inteirar-se, junto da edilidade, das actividades, acções desenvolvidas junto do Governo e dos principais parceiros de desenvolvimento sediados no concelho.
No final, o porta-voz do grupo fez um “balanço positivo”, realçando que o que constataram é que neste momento São Salvador do Mundo se encontra no seu auge no que tange a execução de obras, considerando que estão a ser desenvolvidas várias obras estruturantes e impactantes para o desenvolvimento do município.
Estas obras, conforme sublinhou, não se resumem somente a infra-estruturas, mas também investimentos e projectos a nível social, onde estão a ser beneficiadas várias famílias, permitindo assim o acesso à saúde, educação e outros bens de necessidades primárias, e a obra do campo relvado co-financiada pelo Governo e executado pela autarquia que segundo este político vai impactar o desenvolvimento do desporto a nível da região, da ilha e, sobretudo, do município.
A nível do turismo informou que visitaram a localidade de Mato Dentro onde estão a decorrer algumas obras, nomeadamente, estradas, electrificação de Ribeira Acima e o projecto de Aldeias Turísticas, um investimento que considera como apenas uma parte dos investimentos daquilo que o Governo tem para implementar a nível do turismo rural.
Ainda dentro do quadro do turismo, enalteceu e felicitou o município pelo facto de receber de 05 a 07 de Abril a “maior feira do Turismo” a nível de Santiago.
No quadro das visitas, visitaram as obras de requalificação urbana de Chã Rodrigues, uma “obra simbólica” para o município, que não engloba somente o muro de protecção, mas também um conjunto de infra-estruturas que vão ser construídas dentro do projecto, como parque para estacionamento de carros, a possibilidade de ter um posto de carregamento eléctrico, entre outros.
Outro sector que mereceu alguma atenção do grupo é a mobilização de água e o deputado reconheceu que este é “um dos maiores desafios do município, acoplado ao desencravamento”.
Entretanto, ressaltou que, se a nível do desencravamento já estão com mais de metade de zonas desencravadas, embora ainda haja várias zonas para serem desencravadas, como é o caso de Goiaba, entre outras e é um desafio que continua, a nível da água disse acreditar que os dias estão contados como município com menor taxa de canalização de água.
Conforme disse, o projecto para trazer água dessalinizada da Ribeira da Barca até São Salvador do Mundo, para beneficiar Picos Acima, Leitão Grande, parte de Achada Igreja, Leitãozinho, Babosa, Ribeira Acima e outras localidades, é “um passo enorme a nível da água”.
Mesmo com este projecto, sublinhou que o problema não vai ficar todo resolvido, evidenciando que ainda há dificuldades na mobilização de água para outras zonas, mas acredita que o Governo está a trabalhar juntamente com a autarquia local para solucionar os problemas que afectam o desenvolvimento deste município.
Não obstante as obras em andamento, o eleito nacional pelo círculo eleitoral de Santiago Norte avançou que o Governo possui outros projectos que vão ser desenvolvidos no município, exemplificando com a construção do Centro de Saúde e a requalificação da Achada Igreja.
MC/HF
Inforpress/Fim
Partilhar