
Paul, 27 Nov (Inforpress) – A equipa do Paulense anunciou hoje que não vai participar na época 2025/2026, alegando “indefinição” e “falta de planificação atempada” resultantes dos atrasos nas obras do Estádio João Serra e de campos de treino na Região Norte.
Em comunicado publicado na sua página oficial, a direcção recordou que iniciou em 2023 um mandato “ambicioso” para resgatar a “grandeza” desportiva do clube, que enfrentara oito anos sem títulos.
“A partir da época 2023/2024, o Paulense voltou a conquistar troféus, somando em duas épocas duas taças regionais, um torneio de abertura, um torneio particular, um campeonato regional, além de duas presenças consecutivas na Taça de Cabo Verde, tendo chegado à final four em 2023/2024, e a qualificação para as meias-finais do campeonato nacional em 2024/2025, entrando assim para o lote das quatro melhores equipas do país”, lê-se no comunicado.
Segundo o clube, o projecto para 2025/2026 previa a continuidade do plantel, reforçado para tentar chegar à final do campeonato nacional e lutar pelo título.
Contudo, a situação das infra-estruturas desportivas na região norte de Santo Antão, alterou totalmente o planeamento.
O Paulense lembrou que vários clubes manifestaram, desde o início, que não aceitariam competir enquanto não fossem criadas melhores condições, nomeadamente a substituição do relvado do Estádio João Serra, a construção de campos de treino e melhorias nas instalações sanitárias e restantes áreas do estádio.
Segundo a publicação, sem consenso entre clubes, Associação Regional e autoridades municipais, e após uma reunião realizada em Julho, o processo prolongou-se até Setembro, confirmando-se então que a substituição do relvado seria “a melhor opção”, mas implicando “dois meses de atraso”.
Os trabalhos arrancaram tardiamente e, segundo o comunicado, continua a existir incerteza quanto ao prazo de conclusão.
A direcção do clube sublinhou ainda que não foram construídos campos de treino “a tempo de garantir a preparação adequada das equipas”, e lembrou que as provas nacionais arrancam já a 04 de Abril (Taça de Cabo Verde) e 18 de Abril (Campeonato Nacional), o que exige que os representantes regionais estejam apurados até Março.
Por isso, segundo a mesma fonte a época na Região Norte poderá apenas começar em Janeiro, deixando os clubes com “dois a três meses de competição” e em clara desvantagem face a regiões onde a temporada já arrancou.
“Com toda a indefinição e falta de planificação atempada, ficou impossibilitada a preparação desportiva e financeira do clube para uma época cujo objectivo não seria apenas participar, mas defender títulos e continuar a ganhar”, lê-se no documento.
“Neste cenário, a direcção, em conjunto com o director desportivo e a equipa técnica, decidiu não participar na presente época, alegando responsabilidade e necessidade de salvaguardar a vertente desportiva e a boa gestão financeira da instituição”, salientou.
O Paulense assumiu perante os sócios todas as consequências da decisão e comprometeu-se a iniciar de imediato a preparação da época seguinte, altura em que acredita que já estarão concluídas as obras dos estádios do Paul e do Tarrafal, bem como a remodelação do Estádio João Serra.
A direcção congratulou-se com o avanço da substituição do relvado e desejou “uma boa época” aos clubes que irão competir, reafirmando o compromisso de manter as suas actividades e trabalhar continuamente “em prol de um Paulense mais forte”.
LFS/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar