Paul, 13 Jun (Inforpress) — O bispo de Mindelo, Dom Ildo Fortes, afirmou hoje, depois da missa solene em honra de Santo António das Pombas, no Paul, Santo Antão, que “o mundo precisa, hoje, de pessoas mais propensas a cuidar dos outros.”
Em declarações à imprensa, Dom Ildo Fortes sublinhou a importância da santidade como caminho de entrega ao próximo e de auto superação.
“Quando somos humildes e desprendidos, permitimos que Deus realize coisas grandiosas em nós”, disse.
Neste sentido, o bispo de Mindelo desafiou os fiéis que celebram Santo António a não terem medo de ser santos, considerando que a palavra “santidade” ainda assusta muitos.
“Pensamos, por vezes, que ser santo é não poder viver como deve ser, é não ser autenticamente mulher ou homem, mas é um engano. Ser santo é exactamente o caminho para a auto realização, é ser profundamente feliz”, salientou.
Dom Ildo Fortes realçou ainda o exemplo de Santo António como um modelo de liderança pelo serviço.
“Santo António, que festejamos nestes dias, tal como São João e São Pedro, deve inspirar-nos a ser pessoas boas. É exactamente o que o mundo precisa neste momento: homens e mulheres, líderes e pastores, com profundidade de vida.”
“O mundo precisa, hoje, de pessoas que estão mais propensas a cuidar, a servir, e que não se fecham em si mesmas, porque, infelizmente, sabemos que o egoísmo e o acumular de riqueza representam uma doença que afecta a alma”, enfatizou.
Com esta mensagem, Dom Ildo Fortes exortou a comunidade cristã e toda a sociedade a fazer da festa de Santo António das Pombas um período de renovada consciência, de entrega ao próximo e de vivência da fé de forma autêntica e transformadora.
Ainda neste dia de celebrações, Antónia Marcelina Santos, que completou esta sexta-feira 90 anos, manifestou a sua satisfação por ter marcado presença na missa de Santo António das Pombas, apesar das dores nos joelhos que a vêm afectando.
“Em princípio não queria vir, porque ando com muitas dores nos joelhos, mas os meus filhos convenceram-me e fiquei muito grata pelo incentivo. Santo António representa muito para mim e agradeço a ele e a Deus por este dia maravilhoso”, disse a nonagenária, visivelmente emocionada, ao marcar presença nas festividades no Paul.
As actividades alusivas às comemorações do dia de Santo António começaram no mês de Maio, com várias iniciativas, entre as quais o início do périplo da imagem de Santo António pelas comunidades do Paul.
Ainda no âmbito do programa de festividades, estão previstas várias actividades, como um baile popular, uma corrida de cavalos, peças de teatro, inaugurações e um concurso de tamborileiros.
LFS/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar