Cidade da Praia, 22 Mai (Inforpress) – O PAICV saudou hoje o município da Praia pelos 49 anos da instituição do seu Dia do Município e pediu a reflexão de todos sobre os caminhos percorridos e os desafios a enfrentar para o seu desenvolvimento.
Através de uma declaração política do grupo parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV – oposição), na abertura do segundo dia dos trabalhos na casa Parlamentar, a deputada do PAICV, Paula Moeda, explicou que o município que comemorou na segunda-feira, 19 de Maio, 49 anos da instituição do seu Dia do Município, merece esta homenagem por ser uma cidade acolhedora que alberga mais de um quarto da população deste país.
A deputada assegurou que este município tem muitos desafios a vencer, mas que a governação municipal está a trabalhar “cada vez mais” para valorizar as pessoas com impacto nos projectos sustentáveis para dar mais autonomia à famílias, mulheres chefes de família, jovens, deficientes e os seus cuidadores, infância e idosos, para fortalecer o tecido social por onde é mais preciso.
A parlamentar pede mais colaboração, coragem, compreensão, e discernimento de todos, sublinhando que é preciso “priorizar sempre o povo e não o poder”, ou seja, pede mais compromisso com o povo.
Quanto aos jovens deste município, pediu para ocuparem ruas com ideias, com acção, na certeza de que o futuro é deles.
A deputada do PAICV disse, por outro lado, que é preciso que o Governo central olhe para a Praia como uma parceira estratégica para o desenvolvimento do país na sua globalidade.
“Essa cidade é capital do país e não refém do Governo e nem de certas instituições de Estado”, vincou, desejando a todos munícipes uma Praia para todos e de todos.
Por seu lado, o deputado do Movimento para a Democracia (MpD-poder), Abraão Vicente, saudou os munícipes pelo Dia do Município e aproveitou para criticar o edil praiense sobre as obras, afirmando que “não fez nenhuma obra” que engrandece o município nesses últimos anos.
Apelou por melhores projectos para este município, incluindo mais habitação, obras, saneamento, organização da cidade, mais dignidade para as pessoas e vendedeiras.
Já o líder do PAICV, Rui Semedo, disse que a Praia precisa da junção de esforços e contribuição de cada um para o seu desenvolvimento.
Disse ainda que a Praia tem grandes desafios e precisa de "grandes investimentos" dos poderes central e local, sublinhando que os investimentos feitos ainda são “insuficientes” para os desafios que a Capital tem actualmente, a nível de infra-estrutura, tráfego de circulação, de acesso e habitação.
Rui Semedo criticou o Governo que “não tem concentrado esforços” para que, junto com a câmara municipal, trabalhem para o desenvolvimento da Praia.
“É o único município que se pode queixar de, nos últimos anos, não ter tido o esforço do Governo para o seu desenvolvimento”, afirmou Rui Semedo.
Destacou que o problema do tráfego aéreo na capital é também um problema do poder central, considerando que com o crescimento da população que este município está a ter deve ser visto este assunto para que no futuro não haja complicações.
DG/HF
Inforpress/Fim
Partilhar