Cidade da Praia, 26 Mar (Inforpress) - O Parlamento Pan-Africano (PAP) destacou a forma “competente e tranquila” como que a deputada cabo-verdiana Lúcia dos Passos, enquanto presidente interina do PAP geriu processo eleitoral, restaurando a ordem dentro desse órgão da União Africana.
A deputada eleita do Movimento para a Democracia (MpD) e que ocupa o lugar de 3ª vice-presidente do PAP, foi nomeada em Fevereiro, pela Cimeira de Chefe de Estados da União Africana para conduzir processo eleitoral, concluído recentemente e que reconduziu Chief Charumbira ao cargo de presidente do Parlamento Pan-Africano.
De acordo com um comunicado publicado do site do PAP, Lúcia dos Passos recebeu “elogios generalizados pela sua gestão competente e tranquila dos assuntos”.
“Esta liderança ajudou a evitar o caos potencial, garantindo que o Parlamento beneficia agora de uma Mesa totalmente reconstituída”, refere o comunicado, lembrando que no início do processo Lúcia dos Passos dirigiu-se ao plenário, instando os deputados do parlamento continental a demonstrarem responsabilidade e maturidade.
“Sua abordagem durante toda a reunião foi descrita como firme, objectiva e hábil”, realça a mesma fonte.
O foco principal da sessão extraordinária recentemente concluída foi a realização de eleições para os cargos anteriormente vagos na mesa do PAP.
Com estas eleições Chief Charumbira, do Zimbábue, África Austral volta ao cargo que tinha exercido ocupou anteriormente entre Junho de 2022 e Agosto de 2023, antes de o cargo ficar vago quando saiu para participar nas eleições gerais no Zimbabué para renovar o seu mandato como senador.
Para o cargo de 1º vice-presidente foi eleito Massouda Mohamed Laghdaf (Mauritânia) - Norte da África, 2º vice-presidente ficou com Ashebir Woldegiorgis Gayo (Etiópia) - África Oriental, 3º vice-presidente Lúcia Dos Passos (Cabo Verde) - África Ocidental e para o 4º vice-presidente foi Djidda Mamar Mahamat (Chade) - África Central.
Na sessão extraordinária, que foi concluída esta segunda-feira, a deputada do PAICV Carla Lima foi eleita vice-presidente da Comissão de Regra e Privilégio.
O Parlamento Pan-Africano tem a sua sede em Midrand (Gauteng), África do Sul, e iniciou a sua actividade em 2004.
Actualmente, para além das deputadas Lúcia dos Passos e Carla Lima, Cabo Verde é representado ainda pelos deputados Euclides Silva, Mário Teixeira e Emanuel Moura.
MJB/CP
Inforpress/Fim
Partilhar