Porto Novo, 30 Out (Inforpress) – A ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, assegurou hoje no parlamento que um médico está a caminho do Tarrafal de Monte Trigo, onde passará, em breve, a prestar por algum tempo cuidados primários à população.
A garantia da ministra da Saúde surge numa altura em que a população do Monte Trigo tem estado a pedir a presença de médicos nessa comunidade que, segundo a porta-voz da população, Maria Miranda, há dois anos não recebeu uma visita.
A presidente da associação comunitária do Monte Trigo tinha exortado, recentemente, a Delegacia de Saúde do Porto Novo a retomar a visita de médicos a essa comunidade isolada para assistir a população local, designadamente os idosos e acamados.
A titular da pasta da saúde assegurou no parlamento que “um médico está em viagem”, nesta altura, para Tarrafal de Monte Trigo para, precisamente, dar resposta à preocupação da população.
As declarações de Filomena Gonçalves foram feitas em resposta a uma intervenção da deputada do PAICV por Santo Antão Rosa Rocha, que apontou falhas aos serviços de saúde em Santo Antão que, a seu ver, “não estão bem”.
O delegado de Saúde do Porto Novo, Carlos Dias, havia explicado, nos princípios de Outubro, que a ausência de médicos em Monte Trigo se prende com questões de segurança e de logística, lembrando que tinha enviado, há um ano, uma proposta ao Ministério da Saúde, sobre a forma de contornar essa situação.
O delegado de saúde esclareceu que quando se fala do Monte Trigo coloca-se a questão de segurança e logística, já que a deslocação é feita via marítima, através de embarcações de boca aberta e não há cais de desembarque e embarque.
A ministra da Saúde realçou ainda as obras de melhorias que decorrem no centro de saúde do Porto Novo, realçando o facto de estarem a decorrer as obras de construção do centro de saúde da Ribeira das Patas.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar