Parlamento: Deputado do MpD diz que são os militantes do PAICV que beneficiam da água nos Mosteiros

Inicio | Política
Parlamento: Deputado do MpD diz que são os militantes do PAICV que beneficiam da água nos Mosteiros
27/03/25 - 01:30 pm

Cidade da Praia, 27 Mar (Inforpress) – O deputado Filipe Santos disse hoje, no parlamento, dispor de informações segundo as quais são “os militantes do PAICV, técnicos e vereadores” da Câmara Municipal dos Mosteiros que vêm beneficiando da água no município.

O eleito nas listas do Movimento para a Democracia (MpD, poder) fez esta denúncia para contradizer as declarações do deputado do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) Almeida Louro, no instituto de questões gerais, quando este falou dos problemas da falta de água para rega na ilha.

Filipe Santos sugeriu ao seu colega a pedir explicações ao presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Nuias Silva, que, segundo ele, “preside à Empresa Inter-municipal de Água”, que é “responsável pela distribuição da água para a rega”.

O nível da taxa de pobreza no Fogo, segundo Almeida Louro, é “elevado”, principalmente no mundo rural, pelo que urge que medidas sejam tomadas pelo Governo com vista a minimizar a situação.

Mas, para Filipe Santos, o MpD “é campeão na redução da pobreza na ilha” e apontou “resultados positivos”.

“Em 2016, quando chegámos ao poder, encontramos uma taxa de pobreza de 49,9 por cento (%), quase metade da população do Fogo, e, agora, esta taxa se situa em 27,9%”, indicou Santos, acrescentando que, em termos de pobreza absoluta, a ilha passou de 22% para 6,8%.

O deputado Samuel Varela, eleito pela Brava, além de se congratular com as obras de instalação de uma dessalinizadora na ilha, com capacidade para 1100 metros cúbicos de água/dia, pediu ao Governo para iniciar a estrada alternativa que liga Fajã de Água a Esperadinha, porque, conforme informou, se trata de uma infraestrutura que vai valorizar aquela zona balnear.

Entretanto, o período que antecedeu as questões gerais ficou marcado por uma declaração política do PAICV, exaltando o papel da mulher cabo-verdiana no processo de desenvolvimento do país. 

Trata-se de um tema que reuniu o consenso de todos os sujeitos parlamentares.

LC/AA

Inforpress/Fim 

Partilhar