Cidade da Praia, 15 Nov (Inforpress) – O primeiro Diálogo Cabo-verdiano sobre Saúde, Direitos, Igualdade e Desenvolvimento, realizado hoje na Universidade de Cabo Verde, reuniu especialistas nacionais e de Portugal à volta do avanço dos direitos das mulheres e as questões de saúde sexual e reprodutiva.
O evento organizado pela Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), trouxe à tona discussões fundamentais sobre os direitos das mulheres, a saúde sexual e reprodutiva, o enfrentamento da violência de género e faz parte de um projecto denominado “Pilão de Mulheres – Senhoras de Si”.
Na ocasião a coordenadora e directora executiva da Associação Portuguesa PD Factor, Alice Frade, destacou a importância do projecto “Pilão de Mulheres”, que busca contribuir para o cumprimento do Objectivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 e foca na igualdade de género e no empoderamento de todas as mulheres e meninas.
“Apesar dos avanços, ainda enfrentamos grandes desafios, como as altas taxas de mortalidade materno-infantil e a persistência da violência baseada no género, como os casamentos infantis, a violência doméstica e o abuso sexual. Precisamos continuar a trabalhar para garantir a igualdade de direitos e oportunidades para todas”, afirmou Frade.
O evento também abordou a necessidade urgente de uma educação sexual abrangente nas escolas, para que crianças e adolescentes possam aprender sobre saúde sexual e reprodutiva de forma informada e segura.
Além disso, discutiu-se a importância de políticas públicas que protejam as mulheres, incluindo as populações em situação de vulnerabilidade, como as pessoas LGBTIQIA+.
O projecto “Pilão de Mulheres” teve início em Janeiro deste ano, tendo sido organizado diversas acções, incluindo cursos de formação para estudantes da área da saúde, com foco em temas como a violência de género, saúde sexual e direitos reprodutivos, assinalou.
Alice Frade lembrou também que um dos grandes objectivos do projecto é o empoderamento de mulheres e meninas, com o foco na desconstrução das masculinidades tóxicas e na promoção de um ambiente de igualdade e respeito.
“Este projecto é de grande importância, pois trata de temas que são essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Nosso compromisso é garantir que todos, especialmente as mulheres e meninas, possam viver livres de violência e discriminação”, disse, enfatizando que o projecto não se limita à cidade da Praia, mas tem alcance nacional.
O diálogo realizado hoje celebrou também os 30 anos da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento, que, há três décadas, se comprometeu a garantir saúde sexual e reprodutiva para todos.
“É fundamental reflectirmos sobre os avanços e os desafios enfrentados ao longo desses anos. Precisamos continuar a trabalhar para cumprir o que foi prometido”, concluiu Frade.
O diálogo organizado é fruto de uma parceria entre a Uni-CV, a Associação Cabo-verdiana de Luta contra a Violência Baseada no Género (ACLVBG) e a Associação Portuguesa FEM, com o apoio da Cooperação Portuguesa, através do Camões IP.
CG\PC//ZS
Inforprees Fim
Partilhar