País recebe 19.ª edição da celebração cabo-verdiana judaica para promoção do diálogo intercultural

Inicio | Cultura
País recebe 19.ª edição da celebração cabo-verdiana judaica para promoção do diálogo intercultural
06/04/25 - 08:52 pm

Cidade da Praia 06 Abr (Inforpress) - A capital cabo-verdiana acolheu hoje a 19.ª edição anual da celebração cabo-verdiana-judaica da Páscoa, evento que tem vindo a consolidar-se ao longo dos 19 anos como “um marco importante” na promoção do diálogo intercultural entre as duas comunidades.

“A Páscoa judaica é celebrada há séculos, mas esta versão cabo-verdiana-judaica começou há 19 anos, entre a comunidade judaica”, disse Jorge Brito, ele também de origem judia, em declaração à Inforpress.

Segundo ele, esta celebração tem sido feita alternadamente no Mindelo, São Vicente, e na Cidade da Praia.

“Agora, surgiu a ideia de se fazer isto em simultâneo, usando as tecnologias que hoje temos à nossa disposição”, afirmou Jorge Brito, acrescentando que é o primeiro evento em simultâneo, envolvendo as partes.

Instado sobre o objetivo do evento, assegurou que se trata da “consolidação” da amizade existente entre “os nossos dois povos, o povo judeu e o povo cabo-verdiano”.

Ao ser indagado se há em Cabo Verde muitas pessoas de origem judia, respondeu: “Eu podia dizer quase todos nós”.

Para Brito, Cabo Verde recebeu duas levas de judeus, uma que veio de Portugal, na época em que eram perseguidos, e outra que chegou de Marrocos, devido à hegemonia árabe.

A celebração, que reforça a conexão histórica e cultural entre os dois povos, foi realizada de forma híbrida, com encontros presenciais na Praia e em Boston, interligados por transmissão virtual, permitindo a participação de pessoas de diferentes partes do mundo.

A presente edição de 2025 contou com a presença de um representante do comité de organização do evento em Boston, Joshua Lakin, um judeu que está em Cabo Verde pela primeira vez, para aprofundar as relações e celebrar esta união entre as duas comunidades.

A programação inclui momentos simbólicos e culturais, como a degustação de pratos típicos das duas culturas, a leitura da Haggadá – texto tradicional da Páscoa Judaica –, momentos de reflexão conduzidos por líderes e representantes de ambas as comunidades e apresentações artísticas.

O evento foi transmitido em direto via Zoom e Facebook Live, permitindo que participantes de diferentes partes do mundo acompanhem a celebração.

Este ano, a Páscoa Judaica decorreu sob o lema "Unidos na Esperança e na Acção".

KF/LC//AA

Inforpress/Fim

Partilhar