Orla Kriolo com actividade de natação como sensibilização para luta contra cancro da próstata

Inicio | Sociedade
Orla Kriolo com actividade de natação como sensibilização para luta contra cancro da próstata
23/11/24 - 01:36 pm

Cidade da Praia, 23 Nov (Inforpress) - O Centro Orla Kriolo realizou hoje, na cidade da Praia, a segunda edição da campanha de sensibilização para a luta contra o cancro da próstata, utilizando a prática da natação da praia da Prainha à praia de Kebra Canela.

Orla Kriolo é um centro de mergulho que opera na cidade da Praia desde 2019, que tem como objectivo apoiar causas sociais através de actividades desportiva, em particular esta atividade é simbolizada com a prática do ‘snorkelin’, de forma a consolidar a importância do desporto náutico na promoção da saúde e do bem-estar.

Segundo o representante da Orla Kriolo, Adilson Cardoso, esta campanha visa alertar a população masculina para a importância de realizar o toque rectal para o combate ao cancro da próstata e de procurar ajuda para o tratamento.

“Nós homens também merecemos a nossa chamada de atenção, por isso que nós estamos aqui, para alertar os homens que não devem sentir medo em procurar ajuda médica”, sublinhou.

Para este representante, o que está na origem deste “medo” é a falta de informação, por isso, explicou, no final desta campanha vão realizar uma conversa aberta com uma fisioterapeuta pélvica para esclarecer alguns “pontos importantes” sobre esta doença.

Na ocasião, aproveitou para apelar à população no sentido de abraçar esta causa de luta contra o cancro da próstata, que, segundo disse, é a maior causa de morte dos homens em Cabo Verde.

Por sua vez, Eduardo Cardoso, uma vítima desta doença, reforçou a importância de procurar ajuda médica no combate ao cancro da próstata.

Conforme explicou, só depois de sentir os sintomas que procurou pela ajuda médica, por isso deixou uma mensagem para todos os homens no sentido de não procurar ajuda só depois de contrair a doença.

“É nosso dever realizar periodicamente um exame e não aguardar só pelos sintomas, às vezes podemos estar doentes, mas, não sentir nenhum sintoma”, afirmou.

A campanha, que decorreu sob o lema “Juntos contra o cancro da próstata”, contou com a participação da Cruz Vermelha, nadadores-salvadores, fisioterapeuta e mergulhadores.

De acordo com o Relatório Estatístico do Ministério da Saúde 2022, o cancro de próstata é o que mais mata em Cabo Verde.

CT/PC//AA

Inforpress/Fim

Partilhar