Cidade da Praia, 02 Mar (Inforpress) - A Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV) promove durante todo o mês, um leque de actividades para celebrar Março, mês da mulher, com debates sobre temáticas ligadas às mulheres e homenagem aos membros e parceiros.
Em declarações à Inforpress, a presidente Eloisa Cardoso explicou que a OMCV vai celebrar o Dia Internacional da Mulher (08 de Março) e o Dia da Mulher Cabo-verdiana (27 de Março), com várias actividades em todas as delegações da instituição.
Neste âmbito, adiantou que o pontapé de saída aconteceu na ilha de São Vicente, na sexta-feira, 01, com a realização de workshop sobre “Mulheres na estética”, “Saúde e bem-estar, educação e cidadania igualdade e equidade de género” e um encontro com os beneficiários do projecto “Luz para as meninas”.
A 08 de Março, disse que está prevista uma “roda de conversa” sobre a “Importância de se inscrever no INPS”, “O papel da família na orientação profissional dos jovens”, e uma feira gastronómica com participação dos formandos da OMCV, todas na ilha de São Vicente.
No mesmo dia, a cidade da Praia acolhe o acto central do Dia Internacional da Mulher, uma palestra sobre “Novas masculinidades” e será inaugurado ainda o centro de interpretação na localidade de Serra Malagueta, em Santiago Norte.
No município do Porto Novo, será realizada uma formação em corte e costura criativa, uma ‘conversa aberta’ sobre “Mulheres em acção e percurso da OMCV nos 43 anos de existência” e uma feira de produtos e oportunidades.
Para o dia 18, está prevista a realização da conferência “Sobre os direitos humanos das mulheres”, na cidade da Praia.
O ponto alto das comemorações acontece a 27 de Março, Dia da Mulher Cabo Verdiana e o aniversário da OMCV, num acto central que contará com a parceria da Fundação Amílcar Cabral, no âmbito das celebrações do centenário do nascimento de Amílcar Cabral.
“A ideia é ter testemunhos de pessoas que conviveram com a Amílcar Cabral, que possam falar um bocadinho dele enquanto pessoa que lutou pela igualdade de género, que lutou pelo empoderamento da mulher e queria ver a mulher ao lado do homem”, sublinhou.
A organização pretende ainda ter testemunhos sobre os escritos de Cabral, sendo que o fundador das nacionalidades guineense e cabo-verdiana têm muitos escritos ligados à mulher e que falavam da mulher e do seu papel.
Além disso, acontecerão outras acções, como homenagem aos parceiros e membros, feira gastronómica, feira de saúde, entrega de kits para desenvolvimento de actividades geradoras de rendimento e visitas às cadeias regionais.
AV/CP
Inforpress/Fim
Partilhar