Cidade da Praia, 08 Ago (Inforpress) – O novo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, avançou que a prioridade é trabalhar para trazer mais financiamentos, organizar e formalizar o sector da cultura e que seja um factor diferencial do turismo cabo-verdiano.
Augusto Veiga, que falava aos jornalistas, depois da cerimónia de posse presidida pelo Presidente da República, José Maria Neves, considerou que se trata de um “grande desafio” e prometeu dar o seu máximo para que todos fiquem orgulhosos do seu trabalho.
“Estou consciente do desafio, vou trabalhar para tentar realmente fazer o meu melhor e porque sei que há uma grande expectativa em relação ao sector. Tenho recebido muitas mensagens (…) e vou fazer o máximo para deixar as pessoas com orgulho do trabalho que vai ser feito”, apontou.
Entre as prioridades, Augusto “Gugas” Veiga, apontou a mobilização de mais rendimento para o sector da cultura e das artes criativas, organização do sector a nível da sua formalização e trabalhar também e em concertação com o turismo cabo-verdiano.
A ideia, segundo o governante, é afirmar o sector da cultura como um factor diferencial do turismo cabo-verdiano.
Adiantou que o sector da cultura vai ter um aumento no próximo Orçamento do Estado para 2025, mas sublinhou que a ideia é procurar também parcerias externas.
Gugas Veiga, que ocupava o cargo de director-geral do Atlantic Music Expo (AME), avançou que na próxima semana o processo para a escolha do novo director estará concluído, mas assegurou que o Ministério da Cultura vai continuar a ser um parceiro deste projecto que teve a sua génese dentro do ministério.
“Na próxima semana serão comunicadas as mudanças dentro da estrutura do AME”, precisou.
Na ocasião, fez saber ainda que a conversa que teve com o seu pai, Carlos Veiga, antigo primeiro-ministro de Cabo Verde, foi “muito importante” para aceitar o desafio.
Augusto “Gugas” Veiga, conhecido empresário e promotor musical e director-geral da AME, substitui Abraão Vicente, que deixa o cargo para concorrer à Câmara Municipal da Praia.
AV/CP
Inforpress/Fim
Partilhar