NOSI lança plataforma VoIP unificada Vkonekta para uma "comunicação rápida" entre as instituições do Estado

Inicio | Economia
NOSI lança plataforma VoIP unificada Vkonekta para uma "comunicação rápida" entre as instituições do Estado
14/08/24 - 07:01 pm

Cidade da Praia, 14 Ago (Inforpress) – O administrador do Núcleo Operacional para Sociedade de Informação (NOSI), Lumumba Barbosa, fez hoje a apresentação pública da plataforma VoIP unificada Vkonekta, que vai permitir uma comunicação rápida e livre a Rede Tecnológica Privativa do Estado.

Em declarações aos jornalistas, Lumumba Barbosa explicou que este serviço digital foi criado para acelerar a transformação e a transição digital do país de forma rápida e eficiente.

Vai ser usado pelos utilizadores da Rede Tecnológica Privativa do Estado (RTPE), proporcionando, segundo o administrador, uma comunicação mais eficiente dentro da rede.

“É uma plataforma inovadora, escalável, flexível e segura concebida e desenvolvida pela NOSi, reduzindo custos e aumentando a produtividade através de uma plataforma unificada que facilita o acesso e flexibilidade em diversos dispositivos”, descreveu a mesma fonte.

O ministro da Economia Digital, Olavo Correia, por seu lado, também enalteceu a importância deste serviço e dos passos que o país está a dar para o desenvolvimento digital.

Referiu que a plataforma de comunicação VoIP unificada Vkonekta vai permitir que todos os sistemas do Estado se comuniquem entre si de forma “segura, económica, rápida e mais eficiente”.

Reforçou que a missão do Governo é criar uma nação digital, com serviços digitais em todas as ilhas e atingir, até 2026, 65 por cento (%) de serviços digitais a nível da máquina pública.

É a nossa missão também de até 2030 conseguir mais de 80 % dos serviços digitais. Queremos prestar serviços digitais em toda a máquina pública e abrangendo serviços que o Estado presta aos cidadãos”, finalizou Olavo Correia.

Este sistema vai permitir que todas as instituições ficam interligadas com a comunicação livre, permitindo também a utilização de vários tipos de equipamentos e diversas soluções, disse o administrador do NOSI.

OS/AA

Inforpress/Fim

 

Partilhar