Natação: Federação quer aproveitar junto do Ministério do Mar piscina flutuante retirada de São Vicente para instalar na Boa Vista

Inicio | Desporto
Natação: Federação quer aproveitar junto do Ministério do Mar piscina flutuante retirada de São Vicente para instalar na Boa Vista
18/09/24 - 06:01 pm

Sal Rei, 18 Set (Inforpress) – O vice-presidente da Federação Cabo-verdiana de Natação (FCN) afirmou hoje que pretendem contactar o Ministério do Mar, para ver a possibilidade de aproveitar a piscina flutuante que foi levantada em São Vicente para instalar na Boa Vista.

As declarações foram feitas à Inforpress pelo vice-presidente e director técnico da FCN, José Maria Ivañez, após reunião que teve com a Associação Regional de Natação da Boa Vista, para estabelecimento de contacto e formalização da comunicação quanto ao trabalho realizado em conjunto.

Para José Maria Ivañez, a principal preocupação que saiu do encontro é a falta de infra-estrutura para a prática da natação, como em quase todas as associações regionais, já que a natação não é um desporto que pode ser ensinado desde o início no mar porque é um meio instável.

E foi justamente por isso que, segundo o mesmo, lembraram-se do antigo projecto do Governo e do Ministério do Mar das piscinas flutuantes, que só foi colocada em São Vicente e foi retirada pouco tempo depois.

“Acho que a ilha que mais condições tem para ter uma piscina flutuante é Boa Vista, por causa do mar calmo que tem aqui entre o Djeu e a costa, pelo que daria perfeitamente para aproveitar essa infra-estrutura que foi levantada de Mindelo, aqui” afirmou o director técnico da FCN.

José Maria Ivañez adiantou que vão tentar fazer o contacto com o Ministério do Mar, para ver se existe essa possibilidade, acrescentando que pode servir para o ensino mas não é o ideal, mas que para o treino dos atletas que já residem na ilha seria um grande avanço.

O mesmo deu o exemplo da ilha do Fogo que em menos de um ano da piscina municipal apresentaram no último campeonato nacional uma equipa de atletas com muita progressão e ficaram no terceiro lugar a nível de clubes e associações.

Pelo que o vice-presidente da FCN acredita que levando isso para as outras ilhas que, sem ter aquela infra-estrutura, já apresentam um grande potencial, como é o caso da Boa Vista, que no ano passado teve um atleta campeão nacional e agora um segundo lugar masculino, vai-se potenciar em grande.

MGL/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar