Mosteiros: Ministro do Mar entrega nove motores e quatro malas térmicas a pescadores e peixeiras

Inicio | Economia
Mosteiros: Ministro do Mar entrega nove motores e quatro malas térmicas a pescadores e peixeiras
06/12/25 - 10:51 am

São Filipe, 06 Dez (Inforpress) - O ministro do Mar, Jorge Santos, que inicia no domingo, 07, uma visita de trabalho às ilhas Fogo e Brava, vai proceder à entrega de nove motores e quatro malas térmicas a pescadores e peixeiras dos Mosteiros.

O programa da visita do titular da pasta do Mar, com duração prevista de dois dias, inclui encontros com comunidades piscatórias, visitas a infraestruturas do sector e a entrega de equipamentos destinados a reforçar a actividade da pesca artesanal, de acordo com uma nota de imprensa.

Nos Mosteiros, o ministro procederá à entrega de nove motores de popa a igual número de embarcações de pesca de boca aberta e quatro malas térmicas de 250 litros destinadas a quatro peixeiras do município.

A acção integra um pacote de 14 motores e quatro malas térmicas a serem distribuídos na região Fogo/Brava e resulta de uma parceria entre a Direcção Nacional das Pescas e Aquacultura, o Fundo Autónomo das Pescas (FAP) e instituições locais de microcrédito.

Esta acção permitirá aos beneficiários adquirir motores de popa com uma bonificação de 50 por cento (%).

O objectivo é reforçar a capacidade operacional das embarcações, melhorar a conservação e o transporte do pescado e fortalecer a economia das famílias ligadas ao sector das pescas.

Na ilha do Fogo, Jorge Santos visita várias infraestruturas e estruturas de apoio à pesca, nomeadamente a obra recentemente inaugurada da Casa de Pescadores da Fajã e Casa de Pescadores de Alcatraz, no município de Santa Catarina do Fogo, bem como uma deslocação às instalações de pesca de Salinas e um encontro com o presidente da câmara de São Filipe, Nuías Silva.

Na Brava, Jorge Santos acompanhará o processo de reparação do teleférico, considerado prioritário para a melhoria logística do sector das pescas, numa intervenção que conta com a participação de técnocos dos Estaleiros Navais de Cabo Verde (Cabnave), sediados na ilha de São Vicente.

Prevê-se ainda, na ilha Brava, reuniões com as comunidades piscatórias e visita ao presidente da câmara municipal, para apresentação do ponto de situação dos projectos em curso destinados a apoiar pescadores e peixeiras.

JR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar