Sal Rei, 08 Fev (Inforpress) – Os vereadores da Câmara Municipal da Boa Vista das áreas de Pecuária, Saúde Pública, Saneamento e Ambiente garantiram hoje, em conferência de imprensa, estar a procurar soluções com as autoridades da ilha para as mortes de porcos.
O vereador da Pecuária e Saúde Pública, João Mendes, indicou que a autarquia está ciente do problema da morte de porcos na pocilga de Sal Rei e reuniu-se com autoridades competentes para traçar um plano.
“Desde que tivemos conhecimento, para minimizar e solucionar o problema, reunimos com a Delegacia de Saúde, o Ministério do Ambiente, a Polícia Nacional para fazer um plano a fim de identificar e depois solucionar o problema. Inicialmente conseguimos uma máquina escavadora para abrir valas com cal e os criadores poderem enterrar os porcos”, informou João Mendes.
O mesmo indicou que o ministério tem um veterinário no terreno para recolher amostras de sangue para análises.
“Sabemos que esse é um problema que se arrasta em Boa Vista desde 2015, praticamente de cinco em cinco anos temos um surto. Mas ainda não podemos falar em peste suína porque não temos a confirmação laboratorial que vem do ministério”, disse o vereador.
Nesse sentido, João Mendes apelou aos criadores a que busquem o ministério para revisarem os porcos antes de serem abatidos e, também, contrataram três guardas que estão no local para informar as pessoas.
“Essas são algumas medidas que a câmara municipal tem tomado, claro que sabemos que o local não é apropriado para ter uma pocilga e neste momento posso dizer que temos o projecto da pocilga municipal que foi desanexado pelo Governo, cerca de seis hectares, e neste mês ainda vamos lançar o concurso para a construção”, informou João Mendes.
Em resposta ao “desinteresse” apontado hoje pelo delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente em avançar com o projecto, que é financiado pelo Fundo do Ambiente, João Mendes indicou que se trata de um processo que leva o seu tempo, mas que nunca a autarquia teve desinteresse.
Já o vereador de Saneamento e Ambiente, Henrique Correia, começou por deixar uma mensagem de força aos criadores pelas perdas, indicando que a autarquia se posicionará, posteriormente, sobre isso.
“Neste momento estamos a trabalhar com as autoridades competentes, estamos a criar uma equipa à qual o MAA vai dar formação para, nas próximas semanas, iniciarem a sensibilização e fiscalização junto dos criadores e comunidade no sentido de criar uma forma correcta de abate e venda de carne de porco”, indicou o vereador.
Henrique Correia informou que, segundo as autoridades, o tratamento dos cadáveres deve ser feito no mesmo local onde estão as fossas, para diminuir a poluição e propagação da doença.
Ambos os vereadores concluíram que neste mandato vão trabalhar com afinco na erradicação da pocilga em Sal Rei e fazer o traslado dos cerca de 200 criadores a Pocilga Municipal na zona de Monte Trigo, visando garantir e melhorar as condições de criação e manejo para os criadores de suínos da ilha, promovendo assim uma maior sustentabilidade e segurança alimentar.
MGL/HF
Inforpress/Fim
Partilhar