Maputo, 15 Jan (Inforpress) - A presidente do Conselho Constitucional investiu hoje Daniel Chapo como quinto Presidente da República de Moçambique, em cerimónia que está a decorrer no centro de Maputo sob fortes medidas de segurança.
Chapo leu o termo de posse e prestou juramento às 11:12 locais (menos três horas em Cabo Verde), perante os aplausos dos convidados.
Conforme previsto no programa da cerimónia, a presidente do Constitucional, Lúcia Ribeiro, recebeu os símbolos do poder pelo Presidente cessante, Filipe Nyusi, e poucos minutos depois fez a investidura de Daniel Chapo como novo Presidente da República de Moçambique.
A cerimónia está a decorrer na Praça da Independência, no centro de Maputo, sob fortes medidas de segurança no exterior e no acesso ao recinto, face ao anúncio de manifestações e protestos, convocados pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane, que não reconhece os resultados das eleições de 09 de outubro, os quais já provocaram 300 mortos e mais de 600 feridos a tiro, segundo organizações no terreno.
Inforpress/Lusa
Fim
Partilhar