Missão empresarial alemã de energia quer continuar a fomentar relações com empresas cabo-verdianas

Inicio | Ambiente
Missão empresarial alemã de energia quer continuar a fomentar relações com empresas cabo-verdianas
27/05/24 - 04:37 pm

Cidade da Praia, 27 Mai (Inforpress) – O responsável da 10.ª missão empresarial alemã de energia disse hoje que pretendem continuar a fomentar as relações com as empresas cabo-verdianas e apoiar o país no desenvolvimento do sector energético em prol dos objectivos preconizados.

O responsável da organização e director executivo adjunto da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA), Paulo Azevedo, falava à Inforpress sobre a missão, que irá decorrer de 04 a 07 de Julho, na cidade da Praia, sobre o tema “Energias renováveis em prol dos Objectivos Energéticos 2030 em Cabo Verde: foco solar, eólico e armazenamento”.

Promovida pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA), o evento conta com a colaboração de vários parceiros locais e divide-se em duas partes, designadamente o X Simpósio Germano-Cabo-verdiano de Energia, previsto para o dia 04, e as reuniões B2B entre as empresas alemães e potenciais parceiros cabo-verdianos, de 05 a 07.

Adiantou que durante esses dez anos estiveram sempre alinhados com os desafios e as estratégias do país a nível das energias renováveis e da eficiência energética, tendo destacado a implementação de projectos com foco na eficiência energética e energias renováveis nas diferentes áreas de aplicabilidade.

“Ao longo dos anos conseguimos dar a contribuição de transferência de conhecimento directo e indirectamente para o tecido empresarial cabo-verdiano, a partir daquilo que é a mediação e a facilitação de parcerias com as empresas alemãs que já tenham uma vasta experiência e um portfólio também de implementação de projectos de energia desta natureza no contexto internacional”, apontou.

A ideia, segundo avançou, é dar continuidade às acções concretizadas até agora e fomentar as relações entre as empresas alemãs e as cabo-verdianas, de modo a apoiar o desenvolvimento do sector energético em prol dos objectivos preconizados, que é ter 50 % de energias renováveis na produção elétrica em Cabo Verde, até 2030.

Na ocasião, sublinhou que para o sucesso de todas estas iniciativas, será necessário o envolvimento de todos os intervenientes que, de alguma forma, têm a sua actividade no sector energético e em sectores de aplicabilidade de eficiência energética e energias renováveis.

"Ou seja, gostaríamos de contar com todos para um simpósio que marca não só os dez anos de missões empresariais, mas também que está virado para o futuro, porque o caminho ainda é longo para os objetivos a alcançar em Cabo Verde”, precisou.

O X Simpósio Germano-Cabo-verdiano de energia irá acontecer no Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) e constitui uma oportunidade para todos os participantes obterem informações em primeira mão sobre os desenvolvimentos, novidades e projetos de energias renováveis em Cabo Verde e na Alemanha.

Seis empresas alemãs irão apresentar os seus produtos, soluções inovadoras bem como possíveis domínios de cooperação com empresas em Cabo Verde.

Financiada pelo Ministério da Economia e Acção Climática da Alemanha, a missão é organizada em colaboração com o Ministério da Indústria, Comércio e Energia e a Cabo Verde TradeInvest (CVTI) bem como a consultora alemã eclareon GmbH e, conta ainda com o apoio das câmaras de comércio do Sotavento e do Barlavento, a Associação Cabo-verdiana de Energias Renováveis (ACER), a Electra SA e a Feira Internacional de Cabo Verde (FIC).

A missão será estreitamente articulada com a V edição da Feira Internacional de Energias Renováveis e Eficiência Energética de Cabo Verde (FIEREE), que se realiza de 06 a 08 de Junho, de forma a aproveitar as sinergias destas duas iniciativas, fomentando contactos de parcerias bilaterais promissores entre as empresas alemãs e cabo-verdianas.

A CCILA tem organizado ao longo dos últimos dez anos várias missões empresariais alemãs de energia a Cabo Verde, através das quais se mostra empenhada “de forma activa” na promoção e divulgação de questões energéticas em Cabo Verde, apostando na cooperação entre empresas cabo-verdianas e alemãs.

AV/AA

Inforpress/Fim

Partilhar