Cidade da Praia, 15 Ago (Inforpress) – O padre Luís Fernandes estimulou hoje os fiéis, os jovens, particularmente, a viverem com esperança e sem medo de seguir a vontade de Deus que se manifesta “inúmeras vezes” através da Sua Palavra.
O novo padre que foi empossado hoje na celebração da missa de Nossa Senhora da Graça, para assinalar as festividades da santa padroeira da cidade da Praia, cuja homilia foi presidida pelo Cardeal Dom Arlindo Furtado, deixou uma mensagem de alento, sublinhando que à semelhança de Maria, Jesus Cristo concede tudo o que é possível para fazer “esta viagem”.
Esclareceu que a festa de Assunção de Nossa Senhora representa a realidade que aconteceu com Maria e enfatiza a confiança na misericórdia e amor de Deus, que corresponde ao cumprimento do projecto que Ele tem para a humanidade, para todos os que têm fé, isto é, criados para se tornar seus filhos.
“A viagem interna que é preparada desde o nosso nascimento. E nós queremos também fazer esta viagem. Através da Sua Palavra, o convite que Ele faz para esta meta que nós queremos chegar, assim como Maria. Mas antes de fazer esta última viagem que Maria fez à Casa do Pai, é ver o que ela fez. Simplesmente correspondeu com a vontade de Deus”, enfatizou.
O novel sacerdote desperta que Deus criou o homem para uma vida que pode alcançar a mesma qualidade divina, pelo que a festa da Assunção lembra e estimula o que podemos ser, e que somos importantes aos olhos do Pai que quer nos elevar ao seu mesmo nível.
“E nós também somos chamados a corresponder com a vontade de Deus que vai se manifestando inúmeras vezes através da Sua Palavra, do caminho que os nossos pais e os nossos anciãos nos indicam…Esta é a solenidade que a igreja hoje celebra de forma especial, aqui na cidade da Praia, mas esta festa é reconhecida quase mundialmente, por toda a Europa”, referiu.
O novo padre, um jovem de 29 anos, instigou a juventude a buscar Deus, o melhor caminho.
“Todos os anos nós temos uma nova plantação, porque precisamos de algo novo. Então, somos chamados a colaborar e a trazer algo de novo. É não ter medo, porque quem permanece sempre é Cristo e a sua vontade”, concluiu.
A Paróquia de Nossa Senhora da Graça manifestou ainda a sua solidariedade a todas as pessoas afetadas pela tempestade e apresentou as suas sentidas condolências às famílias enlutadas.
O Dia da Nossa Senhora da Graça é celebrado anualmente a 15 de Agosto.
A data comemora a ascensão de Maria, mãe de Jesus, ao céu, por isso muitas paróquias e comunidades católicas costumam realizar procissões para homenageá-la.
A tradição católica afirma que, aquando da morte de Virgem Maria, esta foi transportada em corpo e alma até aos céus para participar da glória de seu filho, Jesus Cristo.
Em 1º de Novembro de 1950, o Papa Pio XII proclamou a Assunção da Virgem Santíssima como dogma de fé na Constituição Apostólica Munificentissimus Deus.
SC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar