Cidade da Praia, 10 Out (Inforpress) – O ministro adjunto do primeiro-ministro para Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, visita hoje o Laboratório Integrado da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (Portugal) e encontra-se com dirigentes do Estrela da Amadora.
De acordo com informações avançadas pelo Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), neste último dia de visita a Portugal, o ministro e a comitiva manterão encontros de trabalho com o conselho directivo do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), com a Autoridade Antidopagem de Portugal e termina com uma visita ao Complexo Desportivo de Jamor.
Na quarta-feira, o governante esteve na cidade do Porto, onde presidiu ao acto de assinatura do protocolo de cooperação institucional entre o IDJ, a Organização Nacional Antidopagem de Cabo Verde e a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP).
De acordo com a mesma fonte, o protocolo visa promover uma cooperação mútua, com foco em três eixos principais, quais sejam, formação e capacitação de especialistas, investigação científica e inovação, e apoio científico na avaliação de atletas.
O documento assinado nas instalações da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, foi formalizado pelo presidente do Conselho Directivo do IDJ, José Eduardo dos Santos, pelo presidente da ONAD-CV, Emanuel dos Passos, e pelo director da FADEUP, António Manuel Fonseca.
“Este acordo estabelece as bases para a realização de diversas actividades conjuntas, incluindo acções de formação que vão desde licenciatura, mestrado e programas de doutoramento, em diversas áreas de especialização, além de organização conjunta de conferências, seminários, workshops e reuniões científicas”, refere a nota.
O acordo está ainda virado para as actividades de comum interesse, por forma a assegurar o melhor aproveitamento dos recursos humanos, de infraestruturas e de equipamentos de cada uma das instituições.
O ministro e os membros do Conselho Diretivo do IDJ aproveitaram ainda o dia para visitar o Futebol Clube do Porto e as instalações do Estádio do Dragão, bem como o Centro de Alto Rendimento da Maia, visando estabelecer parcerias para o alto rendimento desportivo, formação e iniciação desportiva.
O ministro Carlos Monteiro encontra-se em Portugal desde segunda-feira, para uma visita oficial de quatro dias, com vista a reforçar a cooperação nas áreas de alto rendimento desportivo e formação desportiva.
SR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar