Ministro visita famílias beneficiárias de programas sociais em Santa Cruz e faz balanço positivo das acções

Inicio | Política
Ministro visita famílias beneficiárias de programas sociais em Santa Cruz e faz balanço positivo das acções
16/07/25 - 03:18 pm

 Pedra Badejo, 16 Jul (Inforpress) – O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social efectuou hoje uma visita às famílias beneficiárias dos programas sociais em Santa Cruz para acompanhar os impactos das medidas de inclusão social e produtiva implementadas pelo Governo.

Esta visita incluiu os beneficiários dos projectos de Inclusão Produtiva e do Rendimento Social de Inclusão (RSI), em diversas comunidades do município, de entre elas, Cutelinho, Achada Laje, Achada Ponta, Achada Fátima e Salina.

Na ocasião, Fernando Elísio Freire destacou os resultados positivos das acções e reforçou que o programa está a promover a geração de emprego, aumento de renda e melhoria na qualidade de vida das famílias atendidas.

“Estamos aqui para verificar de perto o impacto dessas políticas públicas, que têm vindo a contribuir para a redução da pobreza extrema que, actualmente, está em 2,8%, a mais baixa de todos os tempos em Cabo Verde, e para o fortalecimento da dignidade das pessoas”, afirmou.

Este governante explicou que cerca de duas mil famílias são beneficiadas pelo Programa de Inclusão Produtiva, em todo o país, e destas, 74 famílias, que recebem o apoio directo para desenvolverem os seus negócios, são de Santa Cruz.

Fernando Elísio Freire avançou que, no município, mais de 800 famílias no rendimento social de inclusão, mais de mil com acesso à pensão, mais de dois mil com acesso à energia e água, através da tarifa social de electricidade e da água.

Através destas medidas, o ministro afirmou que é visível o aumento na auto-estima e na ambição das famílias, que agora desejam expandir os seus negócios e melhorar as suas condições de vida.

No âmbito da Inclusão Produtiva 2024, os beneficiários receberam formação, apoio financeiro no valor de 40.000$00 para o arranque ou reforço dos seus pequenos negócios, e estão a ser acompanhados por organizações da sociedade civil, visando garantir a sua implementação eficaz e sustentável.

Esta acção enquadra-se no Programa de Inclusão Social e Produtiva (PISP), uma das principais apostas do Governo de Cabo Verde na luta contra a pobreza extrema e na promoção da inclusão social sustentável.

O programa visa reforçar as potencialidades das famílias beneficiárias do RSI, através de um conjunto articulado de acções que incluem formação profissional, empreendedorismo, educação financeira, habilidades para a vida e apoio familiar promovendo, simultaneamente, a igualdade de género e o empoderamento económico.

Na ocasião, beneficiários como Lúcia Mendes e Claunise Monteiro compartilharam as suas experiências positivas.

Lúcia Mendes, que há mais de 20 anos produz pães, afirmou que o apoio que recebeu no ano de 2024 impulsionou o seu negócio e possibilitou maior produção e rendimento.

Já Claunise, que trabalha com grelhados e entregas, destacou que o apoio permitiu melhorar a sua renda e garantir recursos para sustentar os seus cinco filhos, incluindo o pagamento da casa no complexo Casa para Todos.

Além da transferência monetária e da formação, o programa contempla mecanismos complementares como o acesso a cuidados infantis (creches e pré-escolar), o acompanhamento familiar regular e o RSI no valor mensal de 5.500$00.

“Se investirmos eficazmente nas famílias que mais precisam, os resultados serão duradouros. O nosso compromisso é continuar a trabalhar para erradicar a pobreza extrema e garantir que todos os cabo-verdianos tenham acesso à educação, saúde, água, energia e moradia digna”, concluiu o ministro.

MC/HF

Inforpress/Fim 

Partilhar