Ministro Eurico Monteiro destaca cooperação sul-sul na formação de jovens

Inicio | Cooperação
Ministro Eurico Monteiro destaca cooperação sul-sul na formação de jovens
26/08/25 - 01:03 pm

Cidade da Praia, 26 Ago (Inforpress) – O ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, Eurico Monteiro, destacou hoje a importância da cooperação sul-sul na formação de jovens em tecnologia, assinalando que Cabo Verde tem demonstrado sinais positivos neste campo.

Eurico Monteiro fez estas declarações na cerimónia de encerramento da 16ª edição do Programa de Estágio Profissional NOSiAkademia, na cidade da Praia, onde 29 estagiários, incluindo jovens da Guiné-Bissau, concluíram a sua formação de seis meses em tecnologia.

O também ministro da Modernização do Estado e da Administração Pública sublinhou que a parceria é fundamental para o desenvolvimento e que Cabo Verde pode criar sinergias para aproveitar conhecimentos e tecnologias, de forma a "minimizar as fraquezas e aumentar a sua capacidade e qualidade".

"Eu creio que podemos ainda ser mais ousados nesta área", afirmou, defendendo a necessidade de uma aposta forte na formação profissional, que, segundo ele, é crucial para a criatividade e desenvolvimento de um país sem recursos naturais.

O governante, que considera o sector tecnológico uma área de interesse e que ajuda na qualificação, avançou que o país deve apostar para melhorar a capacidade do Estado em responder às necessidades do serviço público e acrescentar valores não só a favor dos cidadãos, mas também das empresas.

“Quando falamos da saúde, da educação, da administração pública, da prestação dos serviços, da fiscalização dos nossos oceanos, do nosso espaço aéreo, e quando intervimos nestas áreas, estamos a qualificar a nossa capacidade de intervenção”, afirmou, frisando tratar-se da área estratégica que mantém Cabo Verde numa conexão mais estreita e mais consistente com o mundo global.

Para concluir, Eurico Monteiro augurou maiores sucessos aos técnicos que participaram na formação e que apresentaram os resultados do trabalho desenvolvido, demonstrando as competências adquiridas e a capacidade de transformar conhecimento em soluções concretas.

Durante o evento, os 29 estagiários apresentaram os seus trabalhos finais, denominados “POC – Proof of Concept”.

PC/CP

Inforpress/Fim

Partilhar