Ministro do Mar destaca ambição de Cabo Verde e apela a maior investimento japonês em sectores estratégicos

Inicio | Cooperação
Ministro do Mar destaca ambição de Cabo Verde e apela a maior investimento japonês em sectores estratégicos
10/10/25 - 10:46 am

Tóquio, 09 Out (Inforpress) – O ministro do Mar afirmou, esta quinta-feira, em Tóquio, que o país tem metas ambiciosas de desenvolvimento e manifestou “forte interesse” em atrair investimentos e turistas japoneses, sublinhando vantagens competitivas nacionais e oportunidades em diferentes sectores.

Jorge Santos discursava no Fórum Económico Japão–Cabo Verde, em Tóquio, organizado em parceria com a JETRO, no âmbito das comemorações dos 50 anos da independência de Cabo Verde e dos 50 anos de relações diplomáticas com o Japão.

Na ocasião, destacou que Cabo Verde oferece condições sólidas para investimento estrangeiro, como “localização geoestratégica, estabilidade política, económica e social, respeito pelo Estado de Direito Democrático, liberdade económica, incentivos ao investimento, paridade cambial com o euro, boa governança e acesso preferencial aos mercados europeu e americano”, além da integração plena na Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA).

“Estamos a investir fortemente em infra-estruturas que apoiam o sector privado”, disse, apontando a expansão de aeroportos e portos, a construção do novo terminal de cruzeiros em São Vicente e o desenvolvimento de parques tecnológicos.

Jorge Santos realçou que o mar é o principal recurso estratégico do país, com uma Zona Económica Exclusiva de 734.000 km2, e que Cabo Verde pretende consolidar-se como Plataforma Marítima e Logística Internacional, através da Zona Económica Especial Marítima em São Vicente.

Na área das pescas, salientou a longa presença da empresa japonesa Japan Tuna e defendeu o reforço da cooperação em pesca, aquacultura, transbordo de pescado, reparação naval e bunkering, posicionando Cabo Verde como base logística de excelência para a frota japonesa no Atlântico Médio.

“O turismo, principal motor da economia nacional, já alcançou 1,2 milhão de visitantes por ano. Agora, queremos diversificar a oferta para além do sol e praia, integrando turismo cultural, de cruzeiros e náutica de recreio”, afirmou, indicando que o país está aberto a turistas e investidores japoneses.

Jorge Santos destacou ainda o papel da dessalinização no abastecimento de água potável e mencionou o projecto em curso na Ilha de Santiago, financiado pela JICA e desenvolvido pela ANAS com a Toyota Tsusho Corporation.

Referiu também o investimento na reutilização segura de águas residuais para a irrigação agrícola, associada às energias renováveis, como resposta às secas severas e oportunidade para investimento japonês.

O governante recordou a participação activa de Cabo Verde na Expo Osaka, actualmente na fase final, e adiantou que este sábado será celebrado o Dia Nacional de Cabo Verde no certame, “um momento emblemático de afirmação da nossa cultura, identidade e parcerias estratégicas”.

“Estamos convictos de que os investimentos japoneses gerarão benefícios significativos para os investidores e para o país, contribuindo para uma parceria mutuamente vantajosa e duradoura”, declarou.

No final, convidou os empresários japoneses a visitar Cabo Verde e conhecer as oportunidades existentes, garantindo o compromisso do Governo em fortalecer as relações político-diplomáticas, de cooperação e económicas com o Japão.

TC/HF

Inforpress/Fim

Partilhar