Ministro da Saúde participa na IV Reunião de Alto Nível sobre Doenças Crónicas e Saúde Mental na ONU

Inicio | Cooperação
Ministro da Saúde participa na IV Reunião de Alto Nível sobre Doenças Crónicas e Saúde Mental na ONU
24/09/25 - 06:35 pm

Cidade da Praia, 24 Set (Inforpress) - O ministro da Saúde de Cabo Verde, Jorge Figueiredo, estará presente de 24 a 27 de Setembro na IV Reunião de Alto Nível sobre Doenças Crónicas Não Transmissíveis (DCNT) e Saúde Mental, em Nova Iorque.

Realizada no âmbito da 80.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, marcada para o dia 25 de Setembro de 2025, a reunião decorre sob o tema “Equidade e integração: transformando vidas e meios de subsistência por meio da liderança e acção em doenças não transmissíveis e da promoção da saúde mental e do bem-estar”, conforme estipula a resolução 79/273 da Assembleia Geral.

Conforme um comunicado de imprensa enviado à Inforpress, o encontro tem como objectivo realizar uma revisão abrangente do progresso alcançado desde a declaração política da terceira reunião de alto nível de 2018 e mobilizar o compromisso político para a prevenção e controlo das DCNT, bem como para a promoção da saúde mental e do bem-estar.

Contando com a participação de Estados-Membros e observadores, organizações da sociedade civil e o sector privado, a IV Reunião de Alto Nível da ONU sobre Prevenção e Controlo de DCNT é liderada pelos Estados-Membros e administrada pela sede da ONU em Nova Iorque.

Chefes de Estado e de Governo, agências da ONU, organizações internacionais e representantes da sociedade civil estarão presentes para dar continuidade à reunião anterior de 2018 e adotar uma nova declaração política da ONU sobre o DCNT.

Esta declaração visa revitalizar os compromissos dos governos para acelerar a prevenção e o controlo global das DCNT e avançar na meta da Agenda 2030 de reduzir em um terço a mortalidade prematura por essas doenças.

O resultado primário da reunião será uma declaração política que fortalecerá compromissos e directrizes estratégicas para uma abordagem de todo o governo e de toda a sociedade na prevenção e controlo de DCNT, orientando políticas, investimentos e acções globais e nacionais até 2030.

Durante a reunião, o ministro Jorge Figueiredo fará uma intervenção defendendo a posição de Cabo Verde em alinhamento com a Posição Comum Africana, destacando equidade e solidariedade no novo acordo pandêmico e nas reformas em curso.

Entre os pontos defendidos estão mecanismos vinculativos para o acesso justo a vacinas, diagnósticos e tratamentos, fortalecimento da capacidade produtiva regional e inclusão de critérios de vulnerabilidade global, de modo a proteger os pequenos estados insulares, como Cabo Verde, de exclusão de apoios essenciais.

Além da reunião principal, Jorge Figueiredo terá agendas paralelas, incluindo encontros bilaterais com o secretário de Estado da Saúde de Portugal e com o director da Task Force Interagências das Nações Unidas para a Prevenção e Controlo das DCNT.

TC/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar