
Cidade da Praia, 29 Dez (Inforpress) – A ministra da Justiça prometeu hoje apoiar a Paróquia de São José, em Tira Chapéu, a concluir as obras de construção do seu Centro Social e Pastoral que servirá para dar resposta aos desafios desta comunidade.
Joana Rosa fez esta promessa em declarações aos jornalistas, após visitar a Casa de Oração e as obras do projecto do Centro Social e Pastoral da Paróquia de São José, sita no bairro de Tira Chapéu, na cidade da Praia.
A governante salientou que a Igreja Católica tem sido uma “parceira fundamental do Governo” para a execução de políticas sociais que ajudam as comunidades vulneráveis.
Joana Rosa enalteceu a paróquia de São José por esta iniciativa, sobretudo na criação de uma infra-estrutura religiosa que serve a população de Tira Chapéu, que ainda enfrenta algumas vulnerabilidades.
“É importante que a Igreja esteja a fazer esse tipo de trabalho de conclusão, de protecção, de preparação dos jovens para o futuro”, reconheceu, prometendo, apoiar esta paróquia na criação de condições de ter um espaço digno para fortalecer a comunidade a todos os níveis.
Este Centro, que servirá à população para Formação, Evangelização e de Emergência Infanto-juvenil e Mães Solteiras, segundo a governante, vai contribuir para trabalhar as famílias e reduzir as vulnerabilidades.
A ministra lembrou que, neste momento, o Ministério da Justiça tem estado a desenvolver projectos de reinserção social com a paróquia de São Paulo Apóstolo e que a intenção é também estender este projecto para as outras paróquias da capital do país.
Avançou, nesse sentido, que brevemente vão assinar um protocolo com a Paróquia de São José, para trabalharem juntos em outros projectos sociais, com intuito de reforçar o trabalho na comunidade, com mais técnicos como psicólogos, assistentes sociais e outras necessidades que a Igreja tem.
Por seu lado, o pároco da Paróquia São José, Bruno Varela, agradeceu a visita da ministra, adiantando que a mesma prometeu apoiar esta instituição na conclusão da obra do Centro Social.
O padre Bruno Varela adiantou que a obra deverá receber apoio nos acabamentos, a nível dos equipamentos e futuramente com os técnicos e pessoas que possam ajudar a formar as crianças, adolescentes e jovens deste bairro no seu todo, incluindo Alto da Glória, Bela Vista, Terra Branca, como forma de prevenção de alguns problemas que tem estado a acontecer na sociedade.
O padre lembrou que a paróquia tem trabalhado junto das crianças deste bairro, com projectos a nível de colónias de férias, algumas formações pontuais, para além da catequese e entre outras iniciativas.
Com a construção deste novo espaço, assegurou que pretendem dar resposta aos desafios da comunidade de Tira Chapéu e outros bairros pertencentes à paróquia, oferecendo apoio às famílias, crianças, jovens e mães solteiras.
DG/HF
Inforpress/Fim
Partilhar