Ministra da Justiça destaca papel essencial que os agentes prisionais tem tido na sociedade

Inicio | Sociedade
Ministra da Justiça destaca papel essencial que os agentes prisionais tem tido na sociedade
03/12/24 - 08:39 pm

Cidade da Praia, 03 Dez (Inforpress) – A ministra da Justiça, Joana Rosa, destacou hoje que os agentes de segurança prisionais têm tido um papel “essencial” na reabilitação dos reclusos e o trabalho desenvolvido nas cadeias têm tido impacto positivo na sociedade cabo-verdiana.

A governante, que falava esta tarde na cerimónia de imposição de patentes aos 57 agentes de segurança prisional promovidos e dia dos agentes prisionais, sublinhou que a data serve para celebrar o compromisso, a dedicação e a coragem dos homens e mulheres que desempenham um papel fundamental no sistema de justiça.

"Os agentes de segurança prisional são a espinha dorsal das nossas instituições penais, estão na linha da frente, enfrentando desafios diários com determinação e profissionalismo e cada um tem dado o seu contributo de forma significativa para a manutenção da ordem, da segurança e trabalhando também a reabilitação dos reclusos”, apontou.

Além da segurança, realçou que cada um tem tido um papel essencial na reabilitação dos reclusos, ou seja, são agentes de mudança e têm ajudado a moldar futuros melhores para aqueles que, por circunstâncias da vida, foram obrigados e encaminhados aos sistemas prisionais.

Na ocasião, reconheceu também os desafios que enfrentam diariamente, afirmando que o ambiente prisional pode ser um local de tensão e conflito, exigindo de cada agente, não apenas habilidades profissionais, mas também um equilíbrio emocional e uma forte ética de trabalho.

Neste sentido, é fundamental que o Governo continue a fornecer o suporte necessário, incluindo formação contínua, condições de trabalho adequadas e apoio psicológico para que possam realizar as suas funções e tarefas de forma eficaz e segura.

Prometeu intensificar os esforços para garantir que as condições nas unidades prisionais sejam dignas e seguras, tanto para os agentes de segurança prisional quanto para os reclusos e todos quantos trabalham nos estabelecimentos prisionais.

“Estamos a trabalhar para que o processo de recrutamento dos 99 agentes prisionais que estão em estágio possa ser concluído no primeiro trimestre de 2025, para a alteração aos estatutos dos agentes de segurança prisional”, precisou.

Por seu turno, Eunice Garcia, agente prisional do nível III promovida para o cargo de subchefe, manifestou a sua "gratidão" e "satisfação" em nome do grupo uma vez que é a concretização de um direito há muito esperado.

"Lutamos com muito esforço e sempre fizemos a nossa parte e hoje estamos aqui para promover 57 agentes do nível III para o cargo de subchefes, e esperamos que o Governo cumpra com os acordos assinados até o final de 2025 sendo que temos ainda mais reivindicações a serem cumpridas”, concluiu.

AV/HF

Inforpress/Fim 

Partilhar