Mestre em Arte Decorativa acredita na defesa da acção climática através do cinema e com a juventude

Inicio | Ambiente
Mestre em Arte Decorativa acredita na defesa da acção climática através do cinema e com a juventude
03/11/24 - 08:13 pm

Cidade da Praia, 03 Nov (Inforpress) – O professor e Mestre da Arte Decorativa Gustavo Duarte defendeu hoje que é possível combater a acção climática e proteger o ambiente através do cinema, incentivando crianças e jovens para a causa.

Em declarações à Inforpress, à margem da sua participação no Festival Internacional de Filmes para Acção Climática do Atlântico (FIAC), Gustavo Duarte falou da necessidade de envolver os jovens em questões do clima, criando acções que os motive a se mobilizarem para a protecção do meio ambiente.

Disse que através das crianças e jovens pode-se começar novamente a “valorizar” o cinema.

Deu o exemplo de que, através de um telemóvel, podem captar imagens de um contentor com lixo no chão, ou um lugar e chamar a atenção para o facto.

“Acredito que o cinema poderá ser a nossa salvação, a salvação do mundo, quer dizer, inserir as crianças, a juventude, no hábito de começar a fazer filmes, a ver coisas que não estão bem, filmar e comentar”, reforçou Gustavo Duarte.

Por outro lado, considerou que através da matéria-prima oferecida pela natureza é possível criar e proteger o meio ambiente de poluições, e ter um “bom aproveitado” de embalagens.

“Temos que ter a capacidade de saber aproveitar das embalagens e transformar em obras de arte e aproveitar da matéria-prima que o nosso país tem e mostrar à nossa inteligência a capacidade de transformar essas matérias-primas em obras de arte”, disse a mesma fonte.

Gustavo Duarte participou no terceiro dia de actividades da Associação de Cinema e Audiovisual, nesta que é a primeira edição do FIAC no país.

A actividade de hoje centrou-se no tema, “Economia circular e negócios sustentáveis”, realizada no bairro de Achada Santo António, em parceria com a Associação Qatar e a Associação de Jovens Empresários de Cabo Verde (AJEC).

O evento arrancou no dia 01 de Novembro e segue até ao dia 09 tendo como palco principal a cidade da Praia, com realização e exibição de filmes em concurso.

Além disso, são esperadas actividades que associam a arte, a educação e a informação sobre a acção climática, reunindo pensadores, especialistas, criadores, cineastas e profissionais do cinema e audiovisual para troca de conhecimentos, experiências e culturas.

OS/AA

Inforpress/Fim

Partilhar