Márcia Lopes vai ao Mundial de Ginástica no Brasil

Inicio | Desporto
Márcia Lopes vai ao Mundial de Ginástica no Brasil
18/07/25 - 02:46 pm

Cidade da Praia, 18 Jul (Inforpress) - A atleta Márcia Lopes integra a equipa cabo-verdiana que vai disputar o Campeonato Mundial de Ginástica, de 15 a 24 de Agosto, no Rio de Janeiro, Brasil.

A comitiva cabo-verdiana será composta por três elementos, incluindo a atleta Márcia Lopes, que se prepara intensamente para a competição.

Com treinos diários, por agora concentrados nas manhãs, Márcia Lopes disse que o ritmo competitivo vai aumentar assim que terminar o campeonato nacional.

“Vou passar o treinamento de manhã e tarde para melhorar a minha resistência física e me adaptar ao clima do Rio, que apesar de semelhante ao nosso, tem humidade que afecta a aderência dos aparelhos”, explicou.

À margem da conferência sobre o campeonato nacional de ginástica, realizada hoje, Márcia Lopes realçou que a preparação para a prova internacional foi “cuidadosamente desenhada”.

Avançou que a estratégia passa por rever participações anteriores e analisar o desempenho das ginastas internacionais, com o objectivo de aprender com o passado, isto é, identificar cada falha e transformar cada erro em evolução.

"Quero realizar os meus exercícios sem falhas, com confiança e controlo. E, claro, além das competições de outros países africanos, como já consegui fazer no Campeonato Africano", afirmou Lopes.

“Tudo isso, claro, com o apoio da treinadora Helena Atmacheva, figura-chave nesse processo de afinação técnica e mental”, afirmou.

Juntas, atleta e treinadora, alinham métodos e metas, “num trabalho de sintonia fina”, que pretende levar Cabo Verde ao seu melhor desempenho em solo internacional.

Apesar de considerar que o caminho até aos Jogos Olímpicos “ainda é longo”, Márcia mantém “os pés no chão e a cabeça nos objectivos futuros”, salientando que “com regras novas e interpretações ainda em evolução no circuito internacional, um atleta sabe que o desafio vai além do físico”.

"Mesmo os juízes ainda não têm consenso sobre algumas regras. Estamos a aprender e a adaptar-nos com eles, passo a passo", concluiu a ginástica.

CG/SR//AA

Inforpress/Fim

Partilhar