Marcha/Cancro: Delegacia de Saúde sensibiliza população para prevenção do cancro da próstata

Inicio | Sociedade
Marcha/Cancro: Delegacia de Saúde sensibiliza população para prevenção do cancro da próstata
17/11/24 - 11:35 pm

Nova Sintra, 17 Nov (Inforpress) – O delegado de saúde da ilha Brava, apelou hoje aos homens a fazerem o exame de próstata realçando a importância de procurarem o médico e estarem alerta aos sinais para evitarem consequências “gravíssimas”.

Júlio Barros, que falava à Inforpress à margem de uma marcha de sensibilização da população para a prevenção como o melhor caminho para evitar o cancro, salientou que a actividade está enquadrada no projecto do Ministério da Saúde, na divulgação da prevenção da saúde do homem.

Daí, apelou a todos os homens a partir dos 45 anos, a procurarem um médico e fazerem o “toque anual”, sendo que, de acordo com o Relatório Estatístico do Ministério da Saúde de Cabo Verde de 2022, o cancro da próstata é a doença que mais mata no país.

“Nós temos os nossos direitos, mas também temos os nossos deveres e por isso temos de estar cientes sobre a nossa saúde para que possamos prevenir, pois é muito importante saber o que se passa com o nosso corpo. Normalmente os homens são um pouco tímidos em relação à procura da sua própria saúde e por isso, tomamos esta iniciativa e continuaremos a sensibilizar a população”, frisou.

Na ilha Brava, garantiu o médico que os bravenses e os residentes têm procurado os especialistas para fazerem esses exames, mas afirmou que o objectivo é continuar a sensibilizar e insistir para que os mesmos continuem a procurar os especialistas.

“O cancro de próstata é um tumor maligno que se desenvolve lentamente e, inicialmente, não apresenta sintomas e por isso, apelamos a todos os homens a partir dos 45 anos a procurarem sempre um especialista e ter em dia o seu exame de próstata”, apelou

Por sua vez, o participante desta actividade, Jorge Gomes sublinhou que participou na marcha de sensibilização para ajudar a alertar os homens a estarem cientes da sua saúde, tendo em conta que com apenas um toque poderão evitar consequências mais graves.

“Embora não tenha ainda 45 anos, estou a participar nesta marcha para ajudar a sensibilizar os rapazes, os meus amigos, tios, vizinhos, entre outros, para consciencializa-los de que é de extrema importância um exame deste tipo, pois quando chegar a minha vez farei sem nenhum constrangimento”, finalizou.

O Novembro Azul é um movimento mundial que acontece para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A campanha começou na Austrália em 2003 e tem como objectivo chamar a atenção para a saúde do homem.

DM/HF

Inforpress/Fim

Partilhar