Lisboa, 18 Fev (Inforpress) – A marca de roupa Kretchêu, da cabo-verdiana Melany Vieira, residente nos Estados Unidos da América, foi apresentada hoje à comunidade cabo-verdiana em Portugal, marcando a sua entrada no mercado europeu, numa primeira fase com presença também em França.
A apresentação, exposição e venda dos produtos da marca criada há 11 anos, que tem feito sucesso no mercado norte-americano, decorreu no restaurante cabo-verdiano “Sabores da Vida”, em Alfornelos, Lisboa (Portugal).
Em declarações à Inforpress, a estilista natural de Santa Catarina de Santiago explicou que quis com este evento desta Quarta-Feira de Cinzas “juntar o útil ao agradável” proporcionando aos convidados uma experiência que combinou sabores tradicionais cabo-verdianos com a apresentação das peças da sua colecção.
A jovem empreendedora, que assegurou que o sucesso alcançado na "terra do Tio Sam" se deve, em grande parte, ao apoio dos cabo-verdianos residentes naquele país, disse esperar que os conterrâneos em Portugal e França, nesta primeira fase, também abracem este projecto adquirindo os produtos na sua loja online.
A marca de roupas para homens e mulheres, segundo ela, foi inspirada nas cores e nos símbolos de Cabo Verde, com objectivo de promover a cultura e identidade do arquipélago além-fronteiras.
Outrossim disse que a ideia do projecto é aproximar os cabo-verdianos na diáspora às suas raízes, ajudando-lhes a “matar um pouco de saudade da terra”, através da moda.
A marca conta actualmente com uma loja física nos Estados Unidos da América e disponível para compra online para qualquer parte do mundo de peças que incluem t-shirt, casacos, biquínis, vestidos, acessórios e brindes com estampas da bandeira actual e antiga de Cabo Verde, pano de terra e imagens de “grandes figuras” nacionais como Amílcar Cabral e Cesária Évora.
“Quero que os cabo-verdiano na diáspora sejam identificados quando vestem as minhas roupas com a bandeira de Cabo Verde e sintam orgulho por usar algo que representa a nossa história e nossa cultura”, afirmou a também activista social e cultural residente há 12 anos nos Estados Unidos da América.
Malany Vieira avançou que durante a sua estada em Portugal e França, pretende dar a conhecer os seus produtos e partilhar os seus projectos e iniciativas, celebrando o orgulho nas suas raízes e a força da diáspora cabo-verdiana.
FM/JMV
Inforpress/Fim