Maio: Fundação Maio Biodiversidade cria campos de forragens para ajudar criadores

Inicio | Ambiente
Maio: Fundação Maio Biodiversidade cria campos de forragens para ajudar criadores
08/06/24 - 01:58 pm

Porto Inglês, 08 Jun (Inforpress) – A Fundação Maio Biodiversidade, em parceria com a Biflores da ilha Brava, criaram campos de produção de forageiras para ajudar os criadores a fazerem a transição do pastoreio livre para o controlado.

Conforme avançou à Inforpress Jairson da Veiga, que é responsável por este projecto, esta iniciativa está enquadrado no âmbito do projecto "Gestão Participativa Efectiva das Áreas Protegidas no Maio, Cabo Verde", com apoio financeiro da União Europeia e da Organização dos Estados da África, das Caraíbas e do Pacífico, por meio do Programa BIOPAMA.

Salientou que os vigilantes da Fundação Maio Biodiversidade (FMB) tiveram a oportunidade de receber os técnicos da ONG Biflores, da ilha Brava, para um intercâmbio na área da criação de campos de forragens para ajudar os criadores de gado na transição do pastoreio livre para o pastoreio controlado que ocorreu de 03 a 07 de Junho.

“Foi uma semana produtiva. A equipa da Biflores partilhou connosco conhecimentos e experiências práticas na criação de campos de forragens para o gado face ao contexto actual de seca prolongada”, contou.

Informou ainda que nesta primeira fase, três pastores de três comunidades que se localizam ao redor do Parque Natural do Norte da ilha, quais sejam Cascabulho, Praia Gonçalo e Santo António foram beneficiados com campos de foragens, com vista à criação de gado mais sustentável.

“Esses valiosos aprendizados serão fundamentais para apoiar os nossos esforços contínuos no incentivo ao pastoreio sustentável e amiga da preservação da flora da ilha de Maio”, considerou.

Jairson da Veiga expressou a gratidão da sua organização à congénere Biflores “pela pronta colaboração e apoio aos pastores do Maio e à equipa de Vigilantes da Natureza da FMB”.

WN/HF

Inforpress/Fim

Partilhar