Maio: Delegado admite redução do número de eleitores por fraca adesão ao recenseamento e aumento de pedidos de transferências

Inicio | Política
Maio: Delegado admite redução do número de eleitores por fraca adesão ao recenseamento e aumento de pedidos de transferências
26/09/24 - 12:18 pm

Porto Inglês, 26 Set (Inforpress) – A fraca adesão de jovens ao processo de recenseamento eleitoral e o aumento de pedidos de transferências podem reduzir o número de eleitores na ilha do Maio, previu hoje o delegado da CRE, Avito Augues.

Apesar de reconhecer que nas últimas semanas houve “alguma adesão” ao processo de recenseamento, o delegado da Comissão de Recenseamento Eleitoral (CRE) no Maio não espera um aumento de eleitores para as eleições municipais de Dezembro.

“Temos constatado que o número de novos eleitores não aumentou porque não houve muita adesão de jovens ao recenseamento e temos tido muitas transferências, porque muitos jovens têm deixado a ilha, o que pode ocasionar, também, um aumento da abstenção”, avançou a mesma fonte à Inforpress.

Avito Augues disse que a CRE esteve nas localidades da ilha para facilitar o processo, mas que nem todos os jovens que completam 18 anos até 01 de Dezembro aderiram e que “muitos já estão fora da ilha”.

Para hoje, último dia legal de recenseamento eleitoral para as eleições de Dezembro, segundo a mesma fonte, não se espera grande afluência de jovens, mas deixou claro que, para quem o quiser fazer, os serviços estarão disponíveis ao longo de todo o dia.

Para os próximos dias serão divulgados números oficiais de novos eleitores, com a exposição dos cadernos eleitorais que, segundo o calendário eleitoral, deverá ser feita até 07 de Outubro. 

RL/AA

Inforpress/Fim 

Partilhar