Maio: Presidente da República destaca avanços na saúde e necessidade de resolver transferências médicas

Inicio | Sociedade
Maio: Presidente da República destaca avanços na saúde e necessidade de resolver transferências médicas
10/12/25 - 02:39 pm

Porto Inglês, 10 Dez (Inforpress) – O Presidente da República destacou hoje avanços registados no setor da saúde na ilha do Maio, mas reconheceu lacunas, nomeadamente a necessidade de reforçar os recursos humanos e melhorar o sistema de transferência de doentes.

Em declarações à imprensa, no segundo dia da iniciativa “Presidência na Ilha”, José Maria Nevesdisse ter ficado “bem impressionado” com o Centro de Saúde do Maio, sublinhando que a infraestrutura está “bem equipada”, embora persistam desafios a ultrapassar.

“Temos desafios relacionados com os recursos humanos, com a gestão e manutenção dos equipamentos hospitalares e, sobretudo, com as evacuações, que teremos de resolver nos próximos tempos”, afirmou.

O chefe de Estado realçou que a nível nacional tem havido um “forte investimento” nos setores da saúde e da educação, reforçando o cumprimento dos direitos fundamentais.

“Se visitarmos os nossos centros de saúde e hospitais, constatamos um esforço enorme para modernizar serviços, equipar unidades e reforçar as equipas. Ainda assim, é claro que temos muito caminho pela frente”, observou.

A ilha do Maio conta atualmente com dois médicos clínicos gerais e nove enfermeiros, mas continua a carecer de técnicos especializados nas áreas de Estomatologia, Imagiologia e Fisioterapia, “essenciais para garantir uma resposta completa” às necessidades da população.

A edição da ilha do Maio da iniciativa “Presidência na Ilha” centra-se nos eixos Direitos Fundamentais, Estabilidade Institucional e Crescimento Inclusivo, promovendo contactos com a população e diferentes instituições locais.

Durante a tarde de hoje, o Presidente da República tem previstos contactos nas localidades de Figueira e Barreiro e, ao final do dia, reúne-se com a Associação Regional de Futebol do Maio para avaliar a situação desportiva da ilha.

RL/AA

Inforpress/Fim

Partilhar