Maio: Presidente da CCS defende que acelerar desenvolvimento da ilha pode melhorar ambiente de negócios

Inicio | Economia
Maio: Presidente da CCS defende que acelerar desenvolvimento da ilha pode melhorar ambiente de negócios
06/02/25 - 05:45 pm

Porto Inglês, 06 Fev (Inforpress) – O presidente da Câmara de Comércio do Sotavento (CCS), Marcos Rodrigues, disse hoje ser necessário acelerar o desenvolvimento da ilha do Maio para melhorar o ambiente de negócios.

Essa é a fórmula que Marcos Rodrigues aponta como necessária para permitir que investidores nacionais e internacionais aproveitem as potencialidades da ilha. 

Em declarações à imprensa durante um encontro com os empresários do Maio para a socialização das alterações fiscais e aduaneiras do Orçamento de Estado de 2025, o presidente da CCS elencou um conjunto de problemas que, no seu entender, têm limitado o ambiente de negócios na ilha, com destaque para os transportes.

“Há apenas três ligações aéreas por semana e três ligações marítimas que coincidem entre si nos dias e é preciso alargar, para mais alguns dias, estas ligações que são insuficientes para o incremento do seu desenvolvimento”, disse, destacando as frequentes queixas de empresários que, por razões de transportes, têm os seus negócios parados ou abertos a meio tempo.

Entre outras dificuldades, Marcos Rodrigues relatou os problemas complexos, como a falta de recursos humanos na ilha do Maio devido à saída de jovens, destacando ser necessário criar condições para reter a juventude.

Apesar das potencialidades, a mesma fonte disse que a ilha do Maio está “quase abandonada a si própria” e que as autoridades não podem permitir que as dificuldades continuem.

“Falamos com investidores externos, sentimos que há oportunidades nesta ilha. Está a menos de 10 minutos da cidade da Praia, mas parece que faz parte de outro continente e nós não podemos estar a permitir que as oportunidades não sejam aproveitadas, quer pelos investidores nacionais quer pelos internacionais”, enfatizou. 

É neste sentido que o presidente da CCS entende que é preciso acelerar o desenvolvimento da ilha com “infra-estruturas essenciais” para melhorar o ambiente de negócios, destacando a construção do aeroporto da ilha e o aumento da frequência de viagens para o Maio. 

RL/HF

Inforpress/Fim

Partilhar