Maio: Presidente da câmara municipal admite necessidade de reorganizar serviço de bombeiros

Inicio | Sociedade
Maio: Presidente da câmara municipal admite necessidade de reorganizar serviço de bombeiros
22/11/25 - 12:45 pm

Porto Inglês, 22 Nov (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal do Maio, Rely Brito, reconheceu hoje a necessidade de reorganizar o serviço de bombeiros da ilha, de forma a garantir respostas mais eficazes às situações de emergência.

Em declarações à imprensa, o autarca explicou que, embora o município não disponha de bombeiros profissionais, todas as localidades contam com equipas de voluntários mobilizados para ocorrências. Ainda assim, considerou essencial rever o modelo de funcionamento.

“É preciso reorganizar o serviço de Protecção Civil e Bombeiros no sentido de se ter uma estrutura liderada por um comandante. Temos equipamentos para combate a incêndios e primeiros socorros, mas é necessário melhorar a coordenação”, afirmou, lembrando que a reestruturação consta do plano de actividades da edilidade.

Sem precisar o número de voluntários actualmente em funções, Rely Brito esclareceu que todos recebem um subsídio mensal e têm assegurado a resposta possível dentro dos recursos existentes.

O presidente da câmara municipal destacou ainda a recente disponibilização de uma ambulância para a zona norte da ilha, medida que, segundo disse, pretende aproximar os serviços de emergência das populações mais afastadas da cidade.

O funcionamento do serviço de bombeiros voltou ao debate público após os voluntários não terem comparecido, recentemente, ao combate a um incêndio numa habitação em Porto Inglês, situação justificada pela falta de efectivos no momento da ocorrência.

RL/HF

Inforpress/Fim

Partilhar