Porto Inglês, 23 Set (Inforpress) – O ministro do Mar, Jorge Santos, anunciou hoje o fim dos trabalhos de desassoreamento do porto do Maio, garantindo que a areia acumulada na praia de Bixi Rotxa será reaproveitada em acções de equilíbrio ambiental na ilha.
Em conferência de imprensa, realizada na cidade do Mindelo, o governante esclareceu que a Enapor concluiu os trabalhos de desassoreamento há duas semanas, adiantando que a actual movimentação de máquinas em Bixi Rotxa corresponde apenas a operações de reassentamento da areia dragada.
“A montanha de areia acumulada está a ser trabalhada para o seu reassentamento. Toda a movimentação de máquinas e intervenções que decorrem no Maio estão ligadas a esse processo, acompanhado pelos ministérios do Ambiente e do Mar, bem como pela Enapor”, garantiu.
Segundo Jorge Santos, a areia depositada em Bixi Rotxa será utilizada para reforçar o equilíbrio ambiental em várias praias da ilha, no âmbito de um plano elaborado pelas entidades competentes.
O ministro criticou ainda declarações do presidente da Câmara Municipal do Maio, Rely Brito, e de outras entidades locais, considerando-as “irresponsáveis” e acusando-as de “fazer política” em torno do tema.
Jorge Santos informou que o porto do Maio está a operar com profundidade suficiente para receber qualquer navio, incluindo o “Kriola” e o “Liberdadi” e adiantou que, desde o ano passado, a Enapor já investiu mais de 50 mil contos nos trabalhos de desassoreamento da infra-estrutura portuária.
Recorde-se que, desde o assoreamento do porto, em Março de 2024, a questão tem gerado polémica devido às dificuldades de atracação de navios na rampa metálica.
Mais recentemente, a Associação dos Pescadores do Maio, a Fundação Maio Biodiversidade e a câmara municipal manifestaram preocupações com alegados impactos ambientais na praia de Bixi Rotxa.
RL/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar