Porto Inglês, 11 Out (Inforpress) – A Fundação Maio Biodiversidade realizou hoje uma “mega campanha” de distribuição de plantas frutíferas nas diferentes comunidades da ilha, envolvendo a população na gestão da Reserva da Biosfera do Maio.
De acordo com o coordenador do Programa das Áreas Protegidas, Jairson da Veiga, esta acção teve como objectivo criar novas áreas verdes, reforçar a resiliência climática e promover a auto-suficiência alimentar na ilha.
“Estamos a distribuir mais de 2.500 plantas frutíferas para contribuir para a criação de áreas verdes nas comunidades, fortalecer a resiliência climática e, ao mesmo tempo, apoiar a auto-suficiência alimentar na ilha do Maio”, afirmou aquele responsável.
A iniciativa, que abrange 13 localidades da ilha contempla espécies como maracujazeiro, mangueira, anoneira, papaieira e tamarindeiro.
Jairson da Veiga sublinhou ainda que a campanha visa envolver os maienses na gestão activa da Reserva da Biosfera, avançando que até 2027 a Fundação pretende transformar o Maio numa ilha “mais verde, mais agradável e sustentável”.
A acção contou com o apoio financeiro da Foundation Audemars-Watkins e a colaboração dos Vigilantes da Natureza, responsáveis pela produção das plantas no Viveiro do Parque do Norte.
RL/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar