Porto Inglês, 16 Set (Inforpress) – O presidente da Associação dos Pescadores do Maio, Vitoriano dos Reis, alertou hoje para o risco de desaparecimento da praia de Bixi Rotxa, na sequência dos trabalhos de desassoreamento no Porto Inglês.
Em declarações à imprensa, o responsável explicou que as intervenções, em curso há mais de um ano, têm reduzido significativamente a extensão da praia e aumentado a sua profundidade.
“Estamos em risco de perder a praia de Bixi Rotxa. Normalmente o diâmetro da praia é de 100 a 120 metros, mas neste momento, devido aos trabalhos de desassoreamento, não chega sequer aos 50 metros”, sublinhou.
O pescador José Correia também manifestou a sua preocupação, sublinhando que a situação já afecta directamente a actividade piscatória, uma vez que dificulta o arrastamento dos botes.
“Já não conseguimos puxar os botes. Agora temos de ir buscá-los praticamente no meio do mar porque não há areia suficiente. Temos medo que a praia desapareça de vez”, afirmou.
Desde o assoreamento da rampa metálica do Porto Inglês, em Março de 2024, têm sido frequentes as operações de máquinas escavadoras na praia de Bixi Rotxa, originando inclusive uma grande acumulação de areia em plena zona balnear.
Adilson Ribeiro, frequentador da praia, disse que os banhistas estão descontentes com a situação e lembrou que, numa ilha classificada como Reserva Mundial da Biosfera, não deveriam ocorrer cenários desta natureza.
“É preocupante ver máquinas todos os dias a intervirem nesta praia. A inclinação está cada vez maior, já nem conseguimos jogar à bola. É triste assistir à destruição deste espaço”, lamentou.
Além da perda da praia, o presidente da associação de pescadores mostrou-se ainda apreensivo com os possíveis impactos nas salinas do Porto Inglês, área protegida de grande relevância, e criticou os “elevados custos” envolvidos no processo de desassoreamento.
RL/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar