Cidade da Praia, 16 Out (Inforpress) – Mais de 40 instituições educativas das ilhas do Fogo, Santiago e São Vicente receberam, em Outubro, novos livros infantis em língua crioula cabo-verdiana, no âmbito do projecto “Stória pa mininus”, promovido pela autora Karolina Abramowicz.
De acordo a um comunicado enviado à Inforpress, a iniciativa foi possível graças a fundos recentemente angariados, permitindo a impressão e distribuição de mais um conjunto de obras que visam promover a leitura em crioulo entre crianças cabo-verdianas, reforçar o acesso a materiais didácticos em língua materna e apoiar o trabalho de educadores do ensino pré-escolar e básico.
No Fogo, 11 escolas no município de Santa Catarina (Agrupamento 1 e 2) seis escolas em São Filipe (Agrupamento de Patim) foram contempladas.
Em Santiago, quatro escolas em Ribeira Grande de Santiago (Agrupamento Porto Mosquito), sete escolas em Santa Cruz (Agrupamento 2), oito escolas e um jardim de infância na cidade da Praia (incluindo os Agrupamentos 4 e 11) e dois campus universitários (Praia e Assomada), onde são formados futuros professores do ensino básico.
Na ilha de São Vicente apenas o jardim de infância na localidade de Calhau foi contemplado.
Com esta nova entrega, os livros de Karolina Abramowicz estão agora disponíveis, ou em vias de chegada, em mais de 180 instituições educativas em sete ilhas de Cabo Verde, bem como em Portugal e nos Estados Unidos.
A autora sublinhou que “os livros têm sido muito bem-recebidos por crianças, pais e professores, que apreciam o uso do crioulo como língua de leitura, assim como o conteúdo acessível, divertido e educativo das histórias.”
Segundo a mesma fonte, o projecto terá continuidade em Novembro, com uma nova distribuição prevista para a ilha da Boa Vista, onde os livros serão disponibilizados no Centro de Arte e Cultura e na Casa da Juventude de Sal Rei.
TC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar