Cidade da Praia, 17 Out (Inforpress) – O autor, José Maria Duarte, apresenta no final desta tarde, na cidade da Praia, o seu primeiro livro intitulado “Maio e as suas potencialidades humanas”.
À Inforpress, o autor frisou que este livro, que tem cerca de 300 páginas, retrata histórias das personalidades, vivências, experiências e talento dos maienses.
Segundo informou, o livro foi escrito no âmbito de um programa live que ele fazia durante a pandemia, ou seja, é uma transcrição de um programa live para um livro.
O mesmo será lançado no mês de Novembro na Holanda e na ilha do Maio em 2026, por altura da Festa de Santa Cruz, adiantando que já está a preparar a segunda edição da obra.
José Maria Duarte, natural da ilha do Maio, mais conhecido como Paixão di Maio, alcunha que ganhou ainda jovem pela grande devoção à sua terra, aos amigos e, sobretudo, à família.
Paixão di Maio é um activista social comprometido com a defesa da igualdade e dos direitos humanos e promotor das causas desta ilha.
Ao longo da sua trajetória esteve ligado a iniciativas culturais, políticas e associativas.
Participou na organização de vários encontros de estudantes do Maio, em Portugal, foi vogal da direcção e presidente do conselho fiscal da Associação Maense em Portugal (AMP) e integrou a coordenação do ciclo de tertúlias “Cabo Verde em Debate”, em Lisboa.
Em Londres, foi co-fundador e presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Maense no Reino Unido (MUK).
Ele é também comunicador e mestre de cerimónias, em eventos culturais, conferências, debates, workshops e talkshows.
Para aperfeiçoar essa vertente, frequentou o curso de apresentador de rádio e televisão na “Oficina Escrita em Mente”.
É formado em Marketing Industrial, com especialização em Gestão de Recursos Humanos, e possui formação em Gestão de Empresas.
Actualmente, é influenciador digital, mentor e apresentador do programa “Nôs Paixão -Paixão di Maio”, dedicado à divulgação e promoção desta ilha e da sua população.
O lançamento do livro ocorre às 17:00 na livraria Pedro Cardoso, na cidade da Praia.
DG/AA
Inforpress/Fim
Partilhar