Cidade da Praia, 14 Jan (Inforpress) - O presidente da Sociedade Internacional para os Direitos Humanos (ISHR, sigla em inglês) manifestou hoje "orgulho" ao constatar que Cabo Verde possui uma "democracia parlamentar forte", destacando que o "poder do povo está no parlamento".
"Nós como Sociedade Internacional para os Direitos Humanos, estamos a monitorizar Cabo Verde e começamos isso há um ano. Estamos muito felizes, orgulhosos por constatarmos que esta é uma democracia parlamentar forte", disse.
O arcebispo Thomas Schirrmacher fez estas declarações hoje, na cidade da Praia, após reunir-se com o presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia.
Durante o encontro, o líder da ISHR afirmou que o parlamento "tem o verdadeiro poder" no país, sendo respeitado pelos outros poderes.
Schirrmacher realçou ainda o compromisso de Cabo Verde com os direitos humanos e a cooperação com a Comissão Nacional dos Direitos Humanos, que, conforme salientou, tem trabalhado de forma “eficaz” nas questões sociais.
O presidente da ISHR aproveitou ainda a ocasião para destacar a importância de uma maior cooperação entre as instituições de Cabo Verde e organizações internacionais.
Este responsável reconheceu os desafios que o país enfrenta, como a pobreza e a necessidade de investimentos em áreas como inclusão social e acessibilidade, assim como elogiou também os esforços do Governo e das autoridades locais em superá-los.
Por outro lado, expressou o interesse em ver aprofundado o relacionamento entre o arquipélago e o parlamento alemão, tendo reiterado o compromisso da Sociedade Internacional para os Direitos Humanos em apoiar a nação cabo-verdiana em suas conquistas e desafios contínuos em prol da justiça e da dignidade humana.
ET/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar