Cidade da Praia, 12 Dez (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia lançou hoje o projecto conjunto “Cidades do Saber” para capacitar os profissionais nas áreas de Biblioteca e Museu dos municípios da Praia, Portugal, Argentina e Moçambique, além de promover um intercâmbio cultural.
Em declarações à imprensa, antes do lançamento do projecto, o presidente substituto da Câmara Municipal da Praia, Fernando Pinto, salientou a importância do projecto para a cidade da Praia.
“Este é um projecto multilateral entre Faro, Matola, Comodoro Rivadavia e a Praia, onde vamos capacitar os profissionais com ações de formação e melhorar a gestão dos nossos museus e bibliotecas, que será acompanhada de ações de mentoria, o que é um aspecto fundamental. Não se trata apenas de capacitar os líderes, os responsáveis e os profissionais, mas de garantir o impacto contínuo e o desenvolvimento das lideranças locais”, explicou.
Fernando Pinto sublinhou ainda que o projecto inclui a criação de uma plataforma digital, que vai fazer a inventariação dos recursos existentes nas bibliotecas e museus para que esses responsáveis e dirigentes técnicos possam ter “uma melhor rentabilização” dos recursos à sua disposição.
Pretende-se também com esta plataforma, segundo Fernando Pinto, promover a sustentabilidade em relação às mudanças climáticas, para rentabilizar melhor o ambiente e garantir que este seja considerado no uso dos recursos.
Assim, o objectivo, sintetizou, é criar instituições inclusivas, abertas e sustentáveis para melhorar o conhecimento.
Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, destacou a importância de unir as cidades envolvidas para partilhar conhecimentos e boas práticas nas áreas culturais.
“É um projecto que junta estas quatro cidades, de três continentes, para partilharmos, no fim, o nosso conhecimento na área das bibliotecas e dos museus. E é isso que estamos aqui a fazer, ao mesmo tempo que exploramos outras parcerias”, acrescentou Rogério Bacalhau.
Ainda para o autarca, o foco está na formação dos profissionais de bibliotecas e museus, mas também em aprofundar e melhorar parcerias em áreas como a música e os festivais, fazendo referência ao estreitamento das relações entre Faro e a Cidade da Praia, duas cidades com muitas semelhanças culturais.
O projecto "Cidades do Saber" está previsto para durar um ano, com foco na formação contínua dos recursos humanos, no fortalecimento das redes de colaboração e na implementação de novas tecnologias para a gestão de espaços culturais.
O objectivo é promover uma troca enriquecedora de saberes entre os países envolvidos, com especial ênfase na capacitação e no desenvolvimento das cidades participantes.
JBR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar